Fugas - dicas dos leitores

Continuação: página 2 de 2

Escócia: país de majestosas paisagens

Quando alcançámos Edimburgo percebemos rapidamente que o sossego tinha ficado para trás. Estávamos numa cidade fortemente turística com muita história para descobrir. Quando, ainda na New Town, nos deparámos com a Old Town ficámos literalmente sem palavras. Foi caso para um “uau” prolongado. 

É como se a Old Town tivesse uma vida muito própria. Ergue-se sobranceira do outro lado das pontes. O Castelo de Edimburgo é visita obrigatória, sobretudo porque presta uma homenagem a todos aqueles que, durante séculos, serviram a Escócia, o Reino Unido. Há mais, muito mais, como a Scotch Whisky Experience que nos desvenda os segredos do afamado uísque escocês, com direito a prova dos sabores e odores característicos de cada região.

Em Carlton Hill deparámo-nos com as rodagens de um filme sobre a Segunda Guerra Mundial (ouvimos dizer). Caminhámos pelo Holyrood Park que permite alcançar o ponto mais alto da cidade e vislumbrar o Palace of Holyroodhouse, residência oficial de Verão da rainha Elizabeth II.

Fomos felizes na escolha, por tudo isto e por tudo aquilo que não conseguimos pôr em palavras. Vimos veados da janela da cozinha no encantador alojamento em Dalchreichart, por exemplo. Bastou que tivéssemos manifestado interesse em conhecer este belíssimo país para que amigos se dedicassem à árdua tarefa de traçar um percurso magnífico por terras majestosas. Em Maio, as noites são curtas: anoitece muito depois das 21h e às 04h30 já se vê a luz do dia. Ainda bem, pois muito há para descobrir num país em que a gaita-de-foles é tocada por quem se veste a preceito para o fazer, é como se o som atravessasse vales, montes e ruas das cidades.

Carina Leal escreve em Gente com Histórias Dentro (Facebook)
__________________________________
______
Para partilhar as suas viagens, fotos e dicas: fugas@publico.pt

--%>