Cartão na porta e corredor à frente: à esquerda uma sala de estar, à direita o quarto, à frente a varanda, vistas para o jardim francês.
Não fosse o "museu" que temos fora de portas e não sairíamos mais. Isto apesar da imagem que nos meteram na cabeça - as senhoras de vestidos compridos a passearem na casa - nos fascinar particularmente.
Como ir
Quem vem do Porto, depois de apanhar a A1 deve seguir pela A25 e sair para Mangualde/ Penalva (saída 22). Seguir no sentido Penalva do Castelo e procurar as (visíveis) placas que o levam até à Casa da Ínsua. De Lisboa, apanhe a A1 e siga pela A25 para Aveiro/ Viseu (saída 16). Na saída 22 seguir para Mangualde/ Penalva do Castelo/ Gouveia. Seguir no sentido Penalva do Castelo e procurar as placas do hotel.
Onde comer
Queríamos ser mais criativos, mas uma vez dentro da Ínsua é na Ínsua que se fica. O restaurante explora os sabores característicos da região, mas não deixa de fora a cozinha nacional e internacional. A lista tem iguarias como arroz de bacalhau, duo de polvo com migas de grelos e xíxaros e arroz de cabrito com castanhas. E as sobremesas não ficam atrás: experimente o semi-frio com molho de frutos silvestres ou a tarte de maçã com gelado de canela e acompanhe a refeição com vinho da própria quinta - recomendamos o branco de 2009. Os preços rondam os 25 euros por pessoa.
A não perder
Se a vida de quinta o fascina verdadeiramente, a Casa da Ínsua é um bom lugar para estar. Acompanhar as vindimas nos lagares de pedra, fazer queijo, preparar compotas, acompanhar um dia na vida do pastor da quinta... Há programas pensados para tudo isso. Se o programa for familiar, é de ponderar uma ida ao Palácio do Gelo, que fica em Viseu, a apenas a 20 minutos do hotel.
Hotel Casa da Ínsua. Penalva do Castelo. Tel.: 232420000 | Site | Coordenadas GPS Lat. 40º 40'34'' N Long. 7º 42´25'' W
A Fugas esteve alojada a convite da Casa da Ínsua