Fugas - hotéis

Pisca-me o olho em Miami

Por Luís J. Santos

Há nova estrela em Miami Beach e tem matriz lusa. Fomos dormir ao Pestana South Beach, estreia do grupo nos EUA. Um sonho art déco no coração urbano da vida de praia.

Passado o abraço quente com que Miami Beach nos envolve à chegada, a linha de praias que nos cerca, o corrupio de um centro caleidoscópico que parece não parar dia e noite e o desfile cinematográfico tanto de gentes como dos bem preservados edifícios art déco, aterramos num oásis de alma portuguesa.

Não que neste novíssimo hotel chancela Pestana se avistem sinais de Portugal - este é um hotel miami-miami (há uma excepção ou outra e algumas coincidências lusas mas já lá vamos). O outrora hotel Miljean (do qual se conservam memórias dos anos 1940/50 em que foi construído) deu lugar ao Pestana South Beach Art Deco Hotel, inaugurado há pouco mais de uma semana e, isso sim, marca uma lança portuguesa nos States: além de ser a estreia do grupo naquele país, é também o primeiro hotel a ostentar a insígnia de um grupo hoteleiro português no território americano.

A primeira surpresa neste sonho é, precisamente, apesar do recém-nascimento, a total adaptação do hotel ao ambiente Miami. Há uma imediata razão de ser: reúne edifícios históricos e protegidos, tal como todo o Art Déco District, um sedutor conjunto de uns 800 edifícios construídos nos anos de 1920 a 1950, que celebriza e torna o coração desta capital mundial da vida de praia um caso à parte. A fachada surge-nos alvíssima, com sublinhados a azul escuro e, claro, aberta à sombra das palmeiras e prolongando-se num lounge ao ar livre.

Estamos a dois passos de quase tudo o que interessa nesta Miami Beach de filme, as praias estão ali ao virar da esquina, tal como a Lincoln Road ou a Collins Avenue - verdadeiros centros de comércio, restauração e divertimento ao ar livre - e, claro, a Ocean Drive, esse imenso braço urbano que acompanha as praias e é um monumento de animação balnear. Ainda assim, é num recanto protegido desta Miami que vamos dormir, porque os dois passos que nos separam desse mundo animado asseguram, de facto, um sossego de recanto urbano, para mais erguendo-se em quatro edifícios de média dimensão que se fecham entre si criando um pátio que protege um dos maiores focos de atracção: a piscina, claro está.


American dreams

Noite bem dormida (o voo também a isso obriga...), desperta-se num quarto, que, como o resto deste "boutique hotel", prima por uma simplicidade eficiente - "um ambiente moderno e bastante clean, resumir-nos-á o director, João Paulo Araújo. É com os olhos na piscina, longe de dimensões olímpicas mas ideal para o essencial arrefecimento que esta sensação tropical obriga, que navegamos. Afasta-se um pouco a cortina e lá está ela, já rodeada de corpos em relax veraneante.

Pelo nosso quarto, o contraponto a esta janela é uma grande fotografia de senhoras de outros tempos na praia - aliás, são estas imagens, "que ilustram a vida balnear dos anos 1940 e 50 e fazem parte deste património art déco em que o hotel se insere", que marcam todos os espaços do novo Pestana. "Retro beach", como lhe chama João Paulo Araújo. Retro, retro, mas tudo novo, sublinhe-se. Apesar de o edifício "estar classificado no Historical Preservartion Board", explica o director, "foi totalmente recuperado e com todas as modernas facilidades" (do mobiliário aos equipamentos e a serviços como Internet wi-fi grátis a TV Led, café nos quartos, cofres digitais, ipod dockstations ou minibares, além de conjuntos de higiene nas casas de banho).

O hotel, que nos garantem ter áreas de alojamento "bastante mais generosas" do que é normal na hotelaria de Miami, mesmo a mais luxuosa, é considerado de média dimensão (no total são 99 quartos, incluindo suites e dois apartamentos completos) e é uma opção bastante económica para o nível da cidade (a base de lançamento anda nos 168 dólares).

Enquadrado num mote de "ambiente tranquilo", não se esperem as fiestas locas pelas quais Miami é famosa. Isto apesar de, a complementar os alojamentos e a piscina, o Pestana South Beach oferecer um espaço de bar - o Mermaid, homenagem à sereia que uma das fachadas ostenta desde que o edifício foi construído. Mas, na verdade, o Mermaid, que se prolonga até à piscina, será sempre um espaço calminho. Quando por lá passámos até se aguardava ainda a licença de venda de álcool, portanto, tirando uma excepcional noite de festa de inauguração de arromba, o espaço é mesmo de relax. Ainda assim, poderá em breve começar a ser o local onde se poderá saborear Portugal em Miami, quer seja porque deverão ser disponibilizados vinhos portugueses, quer seja porque poderá ser epicentro de outros destaques lusos, entre a gastronomia, música ou eventos culturais.

E, embora não se espere que o grande contingente de hóspedes venha de Portugal (o Brasil é quem mais ordena por aqui, seguido de outros vizinhos das Américas e o próprio mercado norte-americano), até pela génese, o Pestana pode ter entrada directa nas preferências dos hóspedes portugueses: a ajudar, a linha directa da TAP Miami - Lisboa, mas também, como realça João Paulo Araújo, o fazer "estes clientes sentirem-se em casa". "Desde logo pela língua", já que "nenhum outro hotel em South Beach permite que um cliente tenha um check in ou o serviço de pequeno-almoço em português, depois porque temos uma cultura portuguesa, o que nos permite sermos bastante mais assertivos no que diz respeito aos conselhos que damos aos nossos clientes", sublinha.


Conexão lusa

Para mais, a história do novel Pestana até passa por mais coincidências lusas. "Uns portugueses tinham comprado este prédio para fazer condos [unidades em condomínio]", conta-nos Dionísio Pestana, o presidente do grupo Pestana, à sombra de um recanto do South Beach. Em 2008, "quando viemos cá com um agente", recorda, "nem sabíamos quem eram os proprietários". "Gostámos imenso do prédio e depois, mais tarde, quando entrámos em contacto com os proprietários, é que descobrimos que era um empresário do Norte [de Portugal]." E assim nasceu o Pestana South Beach, "um investimento de cerca de 20 milhões de euros" (que pelo meio ainda se viu atrasado por um incêndio), aberto em soft openingem Fevereiro.

No dia da inauguração oficial do hotel, a 8 de Abril, era ver o ambiente Miami em festa a tomar conta do espaço, até porque - coincidências - , o dia foi escolhido porque calha também no aniversário de Dionísio Pestana. Pela festa, contámos pelo menos quatro "misses" (oficiais) pela passadeira vermelha, rodopiavam ilustres dos diferentes poderes da cidade e representantes diplomáticos... Já a piscina, estava entregue a uma "verdadeira" sereia, a lembrar a mermaid da fachada, que dançava a barbatana ao som do DJ. Era Miami a dar as boas-vindas à sua maneira espampanante e a piscar o olho à nova estrela de South Beach.

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Informações

Pestana South Beach Art Deco Hotel
James Avenue, 1817
Miami Beach. FL 33139, Florida, EUA
T: +1 (305) 341 2401
www.pestana.com
O hotel dispõe de uma centena de quartos, incluindo suites e dois apartamentos. As vistas podem ser para a piscina ou rua principal, com os alojamentos a dividirem-se por várias tipologias conforme gostos e orçamento. O topo-de-gama pode ter 92 m2, inclui suites com sala de estar, varandas e terraço privativo. Os preços variam conforme estação e procura mas vão desde cerca de 130€ (o standard Pestana Art Deco) a 342€ (Pestana Master).

Como ir
A TAP voa Lisboa - Miami (directo) entre três e cinco vezes por semana (conforme temporada: de Julho a Setembro voa às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos). Até 30/04, está a decorrer uma promoção desde 545€ ida e volta. O voo dura cerca de 9h.  

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A Fugas esteve em Miami a convite do grupo Pestana e da TAP

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