Fugas - notícias

O primeiro hotel português das Caraíbas

Por Carla B. Ribeiro

O grupo Pestana estreou um "tudo incluído" na ilha de Cayo Coco, em Cuba

O novel Pestana Cayo Coco Beach Resort ostenta quatro estrelas e fica localizado "numa das melhores praias" do país, nesta ilha da região central de Cuba. Com 800 metros de frente mar, o resort dispõe de 508 quartos, distribuídos por 11 edifícios "enquadrados na paisagem original da zona", garantem.

Aberto em regime de "soft opening" (um período de afinação hoteleira antes da inauguração oficial) a 1 de Agosto, a nova unidade gerida pelo maior grupo hoteleiro português não só é uma estreia da hotelaria lusa (e do grupo) em Cuba como é também uma estreia nas Caraíbas.

Com regime de "tudo incluído", o Cayo Coco, com um "design moderno e colorido, tipicamente cubano", é uma unidade "totalmente nova", sublinham, "construída de raiz". A exploração, explicam, é feita através de "um contrato de administração celebrado entre a cadeia portuguesa e a empresa de turismo Gaviota, de nacionalidade Cubana".  

Entre a oferta hoteleira, num espaço que no total abrange 100.000 m2 de terreno, destacam-se as piscinas centrais (uma para adultos e uma para crianças) e quatro restaurantes - "um dos quais com influência portuguesa", até porque o chef executivo dos restaurantes à la carte é o português Pedro Relvas, chef que antes deu cartas nas Pousadas de Portugal. Pelo espaço, há ainda bares ou um clube infantil.

A animação é garantida por uma equipa cubana, responsável também por um espectáculo diário no anfiteatro do hotel, um espaço ao ar live com capacidade para 350 pessoas sentadas.

Na pagína online do hotel, os preços, em promoção de abertura, começam em 130 dólares (97,6 euros) por noite (para duas pessoas e criança até 12 anos).

A ilha de Cayo Coco, epicentro turístico, é servida por um aeroporto próprio e é descrita como um "paraíso tropical com praias de areia branca e águas calmas e azul-turquesa".

Nos últimos tempos, o grupo Pestana, que celebrou 40 anos em 2012 e gere mais de uma centena de unidades turísticas, tem-se redobrado em estreias e aberturas: recentemente, inaugurou outro "tudo incluído" em Porto Santo (o seu segundo), o Colombos; abriu hotéis em Miami (o primeiro hotel português e do grupo nos EUA), em Bogotá (Colômbia) ou Casablanca (Marrocos).

Entre os grandes projectos para breve, em Portugal, contam-se a Pousada da Serra da Estrela (antigo sanatório da Covilhã), a Pousada de Lisboa (Terreiro do Paço), um hotel na baixa pombalina e a 2.ª fase do Pestana Tróia Eco-Resort & Residences. Além-fronteiras, o grupo confirmou recentemente a abertura em Luanda (dentro de três a quatro anos) e estuda diversos projectos em cidades como Nova Iorque, Madrid, Hamburgo ou Lima (Peru), além de um segundo hotel na Colômbia.   

--%>