O seu nome conjuga dois acontecimentos com 125 anos. Chama-se 1888 porque foi o ano em que o edifício foi construído. E, também porque, abençoada coincidência, foi o ano em que a Kodak lançou a sua primeira câmara. É que este novo hotel de Sydney, Austrália, faz a ponte entre espaços e tempos e evoca a fotografia como inspiração. Mas, agora, como se sabe, a fotografia é outra. Por isso, eis o primeiro hotel do mundo inspirado no Instagram, aplicação fotográfica de culto utilizada, segundo dados da empresa, por 150 milhões de pessoas.
E que será um hotel-Instagram? Antes de mais, todo o hotel – que se integra no segmento boutique e segue a fórmula estrutura histórica + design contemporâneo – foi pensado para ser o mais fotogénico à Instagram possível. Cada ângulo, cada perspectiva, cada detalhe, cada ponto de fuga, cada vista, garantem, só pode dar uma boa imagem pronta a ser partilhada. Seja sob que filtro for.
"Sempre houve uma forte e intrínseca ligação entre as viagens e fotografia. Mas o advento das redes sociais e do Instagram tornou a partilha de fotografias uma parte ainda maior da experiência do viajante", comentou Paul Fischman, director-executivo da cadeia hoteleira 8 Hoteles, detentora do 1888, ao portal Mashable.
Por todo o hotel, há imagens a decorar as paredes, captadas por Instagramers. Na recepção, dois ecrãs mostram automaticamente a corrente de todas as fotos partilhadas com a hashtag #1888hotel no Instagram.
Por ali, encontra-se ainda um espaço preparado como cenário de auto-retrato para os hóspedes se fotografarem quase "à antiga", com uma moldura dourada. Um "filtro" real, digamos.
Todos os espaços estão apetrechados para facilitar a vida a quem não dispensa a ligação contínua à matrix foto-social: além de abrangente Internet sem fios, os quartos estão equipados com estações preparadas para acolherem smartphones de modo a que os hóspedes possam visualizar as suas fotos nas tvs LED de 32 a 40 polegadas, antes ou depois de fazerem os seus vitais uploads. Nos quartos, está também disponível um iPad.
O registo Instagram prossegue por todos os lados: há até "Insta-mapas", mapas focados em locais nas redondezas considerados very "instagramáveis" (ou, fora do hype, cenários ideais para qualquer tipo de fotografia).
Para mais, os instagramers mais populares habilitam-se a noites gratuitas (basta terem mais de dez mil seguidores). E, mensalmente, o hóspede que captar a melhor imagem do hotel também ganha estadas.
Para além do espectro Instagram, o 1888 tem mais que se lhe diga: fica na zona portuária de Pyrmont, o edifício é classificado como de importância histórica, oferece 90 quartos, de design entre o “limpinho” e artístico, além de bar e restaurante modernos. A estrutura assenta em sólidas e rugosas madeiras, colunas de ferro, paredes de tijolo descarnadas, janelões para arejar o olhar (e as câmaras, claro), mobiliário de design contemporâneo casado com elementos vintage. Entre as mais-valias: o átrio de decoração cirúrgica que readapta a função para que nasceu o espaço (era um armazém de lãs) e que inclui árvore “plantada” no chão, quartos com 3m de pé alto e, além das instafotos, obras de arte de artistas australianos contemporâneos.