Um projecto luso, feito por jornalistas, que quer ajudar os turistas domésticos e internacionais a fazerem “uma selecção mais informada das suas estadias em Portugal”. É assim que se define a plataforma Hotelandia, que foi hoje apresentada. Da autoria de Luísa Pinto e Filipe Morato Gomes, Hotelandia passará em revista estadias em unidades portuguesas de qualidade e apresentará textos de opinião escritos por jornalistas que, lê-se em comunicado, “são hóspedes muito experientes”. A plataforma, reforçam os seus criadores, assenta em quatro princípios basilares: paixão, experiência, verdade e independência.
A ideia, explica à Fugas Luísa Pinto – que com o marido, Filipe Morato Gomes, fundou a Hotelandia – surgiu de uma vantagem e de uma necessidade. A vantagem de serem experientes em viagens e em estadas fora de casa e, por isso, conhecerem variadas unidades hoteleiras. E a necessidade de haver uma plataforma “isenta”, com informação “real e organizada” onde se pudessem comparar os vários alojamentos da vasta hotelaria portuguesa.
Em declarações à Fugas, Luísa Pinto sublinha que os autores não são críticos hoteleiros e que também não querem substituir sites como o Tripadvisor ou o Booking (onde os hóspedes podem fazer comentários e críticas a hotéis). Frisa ainda que também “não fazem publicidade”. Como explicam no site, nenhum hotel paga para ter uma reportagem nesta plataforma e só são publicadas experiências reais, em hotéis onde os jornalistas efectivamente pernoitaram. As reportagens são opiniões pessoais dos jornalistas sobre as suas estadias e aqui há lugar para apreciações positivas e menos positivas. “Não fazemos fretes” – mesmo que a estadia tenha sido oferecida pelo hotel, ressalvam. “Se aconselhamos uma unidade hoteleira, é porque a recomendaríamos ao nosso melhor amigo. Sem hesitações.”
Na plataforma é possível pesquisar alojamentos por região (Porto e Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira, Açores), por tipologia (hotel, pousada, guesthouse, hostel, turismo rural, resort) e por categoria (5, 4, 3 ou 2 estrelas). “Não nos deslumbramos com um hotel de luxo só porque tem cinco estrelas, e sabemos por experiência que dormir num hotel barato não é sinónimo de uma má estadia", adianta o comunicado.
Para além da dupla fundadora - Luísa Pinto e Filipe Morato Gomes, que em 2012 realizaram uma volta ao mundo com a filha com cinco anos na altura - a equipa conta já com a colaboração de uma dúzia de jornalistas portugueses que, como explicam, estão habituados a escrever para publicações de referência na área das viagens em Portugal e no Brasil - como a Fugas, a Volta ao Mundo, a Evasões e a UP, ou ainda a Folha de São Paulo. A equipa de colaboradores inclui nomes como Ana Pedrosa, Andreia Marques Pereira, Carla B. Ribeiro, Cláudia Silveira, João Ferreira Oliveira, Maria João Veloso, Patrícia Carvalho, Paula Alves Silva, Tiago Alves, Tiago Salazar e Vanessa Rodrigues. Luísa Pinto explica que a plataforma Hotelandia se diferencia pela “informação de qualidade, estruturada e comparável sobre a hotelaria portuguesa”. E o objectivo é permitir aos internautas o acesso à opinião de profissionais da escrita e viajantes experientes, ajudando-os a fazer uma selecção mais informada das suas estadias em Portugal.