Desde 2012 que é possível visitar o Castelo de Highclere – inspiração e cenário principal de Downton Abbey, uma das mais aclamadas séries britânicas de época dos últimos tempos. Agora os fãs podem mesmo ficar alojados na propriedade dos Crawley (na realidade, dos condes de Carnarvon), pernoitando no London Lodge.
Os dois pequenos edifícios que compõem o novo alojamento ladeiam o portão principal do Parque de Highclere – construído em 1793 pelo primeiro conde de Carnarvon para celebrar a entrada na aristocracia britânica. De um lado do majestoso pórtico de pedra, encerrado por portões de ferro forjado, ficam o quarto duplo, a casa de banho e a área de vestir. Do outro lado, a sala de estar com lareira e a cozinha totalmente equipada.
Os edifícios, colados ao portão norte do castelo, foram erguidos por volta de 1840 e restaurados nos últimos dois anos para criar um “alojamento único e luxuoso para dois”. “O interior foi cuidadosamente restaurado usando cal tradicional nas curvas paredes internas dos edifícios e as alas principais têm janelas em madeira de carvalho, cópias dos originais”, lê-se no site.
No entanto, ficar aqui alojado pode ser uma luta renhida e sem direito a assistir a filmagens ou mesmo vislumbrar os actores da série. É que o London Lodge estará aberto a hóspedes apenas "em fins-de-semana específicos durante a Primavera e o Verão", "quando o castelo está igualmente aberto ao público", e "sujeito a eventos ou filmagens", referem em comunicado. As datas até agora disponibilizadas, em redor do São Valentim, Páscoa e Primavera, já estão esgotadas e as reservas para o Verão ainda não foram anunciadas no site. Os preços "começam em 350 libras por noite [450 euros]", valor que não traz incluído mordomos ou empregados, ao contrário da família Crawley, nem mesmo o pequeno-almoço ou qualquer outra refeição.
O castelo vitoriano fica a cerca de 100km a oeste de Londres e foi projectado em 1842 pelo mesmo arquitecto do Palácio de Westminter, na capital britânica, onde actualmente funcionam as câmaras do Parlamento britânico (mundialmente famoso pelo monumental Big Ben).
Em 2010, Highclere entrou para a ribalta mundial com a estreia de Downton Abbey, série criada por Julian Fellowes, amigo do conde de Carnarvon (actualmente na oitava geração), e que se inspirou na propriedade deste para desenrolar a história da família Crawley, um retrato da aristocracia britânica do início do século XX.
Palco das principais tramas da série, o castelo abriu para visitas ao público pela primeira vez em 2012 (até então realizavam apenas alguns eventos especiais) e deste então é possível passear pelas alas e jardins da propriedade durante os diferentes períodos de abertura (cerca de 60 dias por ano). A visita inclui uma exposição sobre o antigo Egipto, já que o 5º conde de Carnarvon integrava a dupla que, em 1922, descobriu o túmulo do faraó Tutancámon.
Os preços das visitas oscilam entre 6 euros (5 libras) e 25 euros (20 libras) - mas há descontos para crianças, estudantes e idosos. A confirmar a crescente popularidade do castelo (alanvancado pela série, a terminar a 5.ª temporada), as entradas até à Primavera também já estão esgotadas.