Fugas - hotéis

O Douro tem mais um hotel (e uma escola) de luxo

Por Rita Neves Costa

É um hotel? É uma escola? É isso e muito mais. Já abriu o Douro Valley Hotel & Spa - Porto School Hotel.

Chama-se Douro Valley Hotel & Spa – Porto School Hotel e promete “revolucionar o panorama hoteleiro no Douro e em Portugal, ao aliar o turismo de luxo com a formação na área da hotelaria de cinco estrelas”.

É um hotel? É uma escola? É um dois-em-um, mas promete não se resumir a “mais uma escola dentro de um hotel”, afirma Luís Correia, professor no Instituto Politécnico do Porto (IPP), uma das entidades promotoras do projecto — a outra é a JASE - Empreendimentos Turísticos.

O Douro Valley Hotel & Spa, inaugurado nos finais de Maio, está localizado na albufeira da Pala, na freguesia de Ribadouro, em Baião. Conta com 69 quartos, 35 deles destinados a aposentos de alunos e professores do IPP — aliás, cerca de um terço das instalações do hotel ficará adstrito à prática lectiva, para salas de aula e serviços. Já a partir de Outubro, a nova unidade vai receber 30 alunos/ano do curso de Gestão Industrial da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do IPP.

No mais, o Douro Valley não se distanciará muito de um normal hotel de cinco estrelas, aqui justificadas pelos espaços e pela qualidade do serviço. Os clientes nada terão a temer com a presença dos alunos, adianta Luís Correia, até porque o hotel quer pautar-se por um atendimento personalizado aos seus clientes. 

A vista panorâmica sobre o rio Douro convida à contemplação, mas desengane-se quem pensar que os momentos de serenidade terminam aqui. O hotel proporciona o usufruto do serviço de spa, lá fora, a piscina exterior convida a um mergulho e os mais pequenos têm uma inteiramente ao seu dispor. Para os hóspedes desportistas, o campo de ténis é ideal para dar vida à veia competitiva.

O esforço físico requer energias renovadas e para isso lá estão o Restaurante Palato d’Ouro, que presenteia os hóspedes com a gastronomia do Douro, e o Acqua Bar e o Ruby Bar, os anfitriões dos sumos naturais e dos cocktails, respectivamente.

Uma noite no Douro Valley, que abriu ontem em regime de soft-opening, reserva-se a partir de 119 euros (quarto duplo).

www.douroroyal.com


(Texto editado por Sandra Silva Costa)

--%>