Fugas - hotéis

Pousada de Portugal abre portas no Terreiro do Paço

Por Luís J. Santos

Grupo Pestana inaugura oficialmente a Pousada de Lisboa.

Inaugurada com pompa e circunstância esta quinta-feira, a nova pousada portuguesa começou a receber hóspedes há alguns dias. No Terreiro do Paço já se dorme na Pousada de Lisboa e, segundo o grupo Pestana que gere a rede das pousadas, o hotel arrancou logo com uma ocucapação de 55% para Junho.

Nesta pousada monumental no coração da capital, vive-se em espaços pombalinos recuperados e readaptados na ala ocidental da praça que, noutros tempos, já foram casa do Ministério da Administração Interna e esquadra de polícia.  Agora só se fala em luxo e location, location. Oferecendo "vistas privilegiadas para a Praça do Comércio e para o Rio Tejo", a pousada oferece 90 quartos, repartidos por tipologias Classic, Superior, Deluxe, Duplex e Suítes. 

Mas há ainda um restaurante, o Lisboeta, com 80 lugares, cuja cozinha - "contemporânea de autor com influências do receituário típico português" - está a cargo do Chef Tiago Bonito (foi Cozinheiro do Ano em 2011), o Magic Spa e piscina, além de dois bares e salas de reuniões. Uma das atracções maiores é ainda o pátio interior com uma cúpula amovível e chão de calçada, além de uma chamativa esplanada. 

Todo o complexo, cujo design de interiores e decoração esteve a cargo do arquitecto Jaime Morais - que também colaborou na decoração do Palácio do Freixo, no Porto -, é marcado por sinais das viagens e da história  e cultura de Portugal. Pelo átrio, mapas e "rosa-dos-ventos no tecto" ou uma "imponente estátua" de D. Nuno Álvares Pereira, o "santo condestável", e busto de Luís de Camões ou figura de Santo António.

No Lisboeta, "mobiliário antigo, serigrafias do mestre Nadir Afonso, estatuária" - como a figura do padroeiro da cidade de Lisboa, São Vicente. Nos pátios, répicas dos painéis de São Vicente. Pelos corredores, há estátuas de "ninfas e dos descobridores, "que adornam os mármores originais do edifício, sob uma alcatifa em tom beringela, num ambiente cénico e imponente". No Salão Nobre, o tecto mostra-se "luxuoso", "cuidadosamente restaurado e adornado com folha de ouro", enquanto o candelabro foi "polido e devolvido ao seu esplendor original".

"A Pousada de Lisboa é uma unidade que irá marcar muito a hotelaria em Portugal e que cumpre com todos os melhores standards da hotelaria internacional", afiança José Theotónio, presidente executivo do Grupo Pestana, responsável pela exploração destas unidades hoteleiras desde 2003. Com mais de sete décadas de história, as Pousadas de Portugal incluem, actualmente, 35 unidades por todo o país alojadas em locais únicos e excepcionais, de castelos a fortalezas ou conventos. 

No site das Pousadas, a de Lisboa – que é incluída na exclusiva chancela Pestana Monument Hotel, sendo que as pousadas portuguesas passaram este ano a integrar também a rede deluxe Small Luxury Hotels of the World – era anunciada esta semana com preço promocional desde cerca de 200 euros por noite. 

www.pousadas.pt

--%>