Fugas - hotéis

Este hotel é um Titanic

Por Luís J. Santos

Mas sem pesadelos, pelo contrário. Na Turquia, o Titanic Beach Lara só navega em terra e promete sonhos de cinco estrelas. Ou mesmo de seis ou sete.

A imagem do edifício central do novo resort não engana, de tão evidente. O Titanic Beach Lara bebeu inspiração de tal modo no malogrado transatlântico que, de certos ângulos, parece mesmo o navio naufragado há 103 anos. Felizmente, para os hóspedes, está em terra, parece bem ancorado, tem o Mediterrâneo aos pés e, à volta, só tem piscinas e jardins. Nenhum icebergue à vista. 

O resort de luxo, um tudo-incluído na região de Antália, na Turquia, junto à longuíssima praia de Lara, tem 550 quartos e pretende fazer reviver alguns dos luxos e nostalgias dos tempos do navio. 

"Inspirámo-nos no lendário cruzeiro", "o mais elegante, luxuoso e confortável navio de cruzeiro da sua era", disse ao jornal Daily Mail o director de marketing do hotel, Tarik Egemen. Mas não recearão alguma má influência comercial junto de alguns potenciais hóspedes mais sensíveis ou temerosos? Afinal, morreram mais de 1500 pessoas. É uma questão cuja resposta parece estar no êxito e crescimento desta cadeia hoteleira com muita experiência no assunto. O novo Titanic é o primeiro que copia tão descaradamente o design do navio, mas a rede a que pertence até se chama Titanic Hotels e tem, nada mais nada menos, que uma dezena de hotéis assim baptizados, embora mais discretos, espalhados pela região de Antália e Istambul e até já se estrearam em Berlim com duas unidades. 

"A vantagem de um hotel temático é a arquitectura atraente e sedutora, além dos objectos de decoração que rematam o tema principal", resume Egemen, justificando por que os hóspedes não torcem o nariz a dormir num Titanic e gostam de temas similares. Aliás, na região em que se encontra o hotel, as unidades temáticas são comuns, um pouco ao estilo Las Vegas, com inspirações na Rússia, Itália, Egipto, França ou monumentos turcos como o imponente palácio Topkapi de Istambul. 

Aqui no novo hotel Titanic, os cenários de época (com sinais de versão cinematográfica, já que a fonte principal é o célebre filme de James Cameron) mesclam-se com confortos e retoques modernos de design. É “cercado por jardins verdejantes com vistas para as águas cristalinas do Mediterrâneo”, resumem. Inclui bares e restaurantes, três piscinas exteriores, spa topo-de-gama, salas de espectáculos. Sendo um tudo-incluído, não admira que se fale de “uma atmosfera animada, com entretenimento de dia e de noite”. Que este é um local onde pairam no ar “oportunidades infinitas de relax e divertimento”.

O preço médio para uma semana para dois pode ultrapassar facilmente os 2000 euros em época média/alta. Mais para o Inverno pode conseguir-se uma semana por metade do preço. Contas feitas, já poderá imitar Leonardo DiCaprio e dirigir-se a um deck perfeito para gritar aos sete ventos “I’m the king of the world!”.

--%>