Com o aproximar das eleições norte-americanas, no dia 8 de Novembro, os hotéis de Washington começam já a preparar-se para o dia da tomada de posse do novo Presidente dos Estados Unidos. Isto porque há uma tradição que é para manter.
Os hotéis de luxo da capital norte-americana oferecem pacotes associados à cerimónia da tomada de posse do Presidente. E porque é de luxo que se fala, os preços podem ascender aos milhões de dólares. Mas nenhum pormenor é esquecido. Desde casas de banho em ouro e colares de safiras até chefs especialistas em comida para cães.
O Washington Post fez uma lista com os pacotes disponíveis para a cerimónia de tomada de posse do próximo Presidente dos EUA, seja ele qual for:
– O Trump International Hotel oferece quatro noites numa suíte com casa de banho de ouro, um jantar para 24 pessoas e um carro de serviço disponível 24 horas. Tudo por 500 mil dólares (pouco mais de 450 mil euros);
– No W Hotel, também por 500 mil dólares, a oferta é de três noites com champanhe Veuve Clicquot à descrição;
– Pelo mesmo preço, o Hotel Fairmont oferece viagens de ida e volta num avião particular, um armário cheio de vestuário da loja Saks Fifth Avenue e refeições preparadas especialmente para o cão;
– O JW Marriott tem o pacote mais caro, custa 2,5 milhões de dólares (2,2 milhões de euros), onde se incluem quatro suítes presidenciais, 325 quartos para convidados e um plafond de 400 mil dólares (cerca de 360 mil euros) em comida e bebida durante quatro ou cinco noites. Além disso, disponibiliza-se um fotógrafo profissional e uma festa no 12.º andar do edifício com vista para a avenida onde decorrerá a parada do novo Presidente norte-americano;
– No Ritz-Carlton de Washington, o pacote de 150 mil dólares (cerca de 136 mil euros) inclui uma estadia de quatro noites, um colar de safira de três quilates e almofadas com o selo presidencial estampado;
– O Willard InterContinental inclui viagens de ida e volta num jacto particular e um almoço com o famoso apresentador Larry King. Tudo por 450 mil dólares (cerca de 409 mil dólares);
Estes são apenas alguns exemplos do que se pode esperar das unidades hoteleiras da capital americana durante a cerimónia que formaliza a eleição do novo líder americano, que ocorrerá no mês de Janeiro.
Este conceito, que já tem contornos de tradição, começou como uma medida de desespero para evitar a falência de um hotel. Nomeadamente do Ritz-Carlton.
Em 1988, durante a tomada de posse de George W. Bush, o hotel disponibilizou um pacote de 15 mil dólares que incluía um Rolls-Royce com motorista, um jantar para 12 pessoas e serviço diário de champanhe e caviar.
Ao Washington Post, a directora regional de relações públicas do Ritz-Carlton da época explica que esta foi uma medida para evitar a falência do hotel. No entanto, Vivian Deuschl admite nunca ter acreditado “seriamente que alguém iria comprar" a ideia. O sucesso foi, porém, imediato chamando a atenção da comunicação social e da concorrência, que começou a replicar a ideia até aos dias de hoje.