São mais de 60 mil metros quadrados de deserto, que em breve se transformarão em 1,4 milhões de metros quadrados de arranha-céus, o chão multiplicado por pisos e mais pisos de 12 edifícios, coroados por quatro heliportos. Dez torres destinam-se a alojamentos de quatro estrelas, as outras duas sobem mais uma estrela na fasquia do luxo. A maior terá 48 andares e a mais pequena 30. Do total, cinco pisos serão reservados para o uso exclusivo da família real saudita.
Estas são medidas a grosso de um monumental complexo hoteleiro, feito de números que sobem à medida que a lupa se aproxima: dez mil quartos, 70 restaurantes, um centro comercial, um centro de convenções e um salão de baile. E ainda uma das maiores cúpulas do mundo na torre mais alta. Tudo a meros dois quilómetros da mesquita de Meca, considerada o local mais sagrado para o Islão.
Tanto o projecto de construção como a obra estão a cargo do estúdio de arquitectura Dar Al-Handasah, com sede no Líbano, responsável pelo novo aeroporto de Doha (capital do Catar), entre outros grandes projectos no Médio Oriente. Já o design de interiores é da responsabilidade da Areen Hospitality, sediada em Londres. Erguer o Abraj Kudai deverá custar mais de três mil milhões de euros. Tem abertura prevista para o final de 2017, mas o mais certo é que a conclusão da obra resvale por mais uns meses, devido a diversos atrasos no financiamento.
Ao longo do ano, Meca recebe mais de 20 milhões de visitantes, cerca de dois milhões só no período anual de peregrinação. Junto à mesquita, ergue-se outro icónico (e polémico) gigante — o Abraj Al-Bait, cuja torre principal é a terceira mais alta do mundo, com 601 metros. Constituído por sete edifícios é, até agora, o grande peso-pesado das construções luxuosas que têm surgido na cidade, integrando um vasto hotel, o maior relógio do mundo e um centro comercial com cinco andares, entre outros.
Quando for inaugurado, os dez mil quartos do Abraj Kudai fá-lo-ão o maior do mundo. Actualmente, o top 3 é ocupado pelo First World Hotel, na Malásia (7351 quartos), pelo duo Venetian and The Palazzo, em Las Vegas, EUA (7117 quartos), e pelo par MGM Grand Las Vegas e The Signature, também em Las Vegas (6852 quartos).