Fugas - hotéis

  • DR
  • DR
  • DR

Ice, ice baby: um hotel de gelo para o ano inteiro

Por Fugas

Na Suécia, 200 quilómetros acima do Círculo Polar Árctico, abriu o IceHotel 365. Será o primeiro que não vai derreter totalmente com o degelo.

Já não é novidade: chega a neve e vemos novos hotéis surgirem, construídos com a matéria-prima sazonal, o gelo. Noruega, Finlândia, Suécia, Canadá, EUA (Alasca), Eslovénia, Andorra, Roménia, Suíça, França, Áustria são alguns dos países que vêem nascer e “derreter” hotéis entre os meses de Novembro e Março.

Mas, pela primeira vez, Novembro passado viu surgir o primeiro hotel de gelo permanente. Fica em Jukkasjärvi (Suécia), a 200 quilómetros acima do Círculo Polar Árctico e chama-se Icehotel 365. Na verdade, esta é a 27.ª versão deste que foi o primeiro hotel de gelo – fundado em 1989 – e que agora se torna, então, no primeiro a funcionar o ano inteiro (daí 365, de dias, adicionado ao nome original).

O hotel, de 195 metros quadrados, tem 20 suítes, um bar e uma galeria de arte – não por acaso: o edifício foi “esculpido” em gelo e neve por vários artistas de todo o mundo – e foi construído, num antigo local de armazenamento de gelo, com 30 mil litros de água retirados do vizinho rio Torne, o maior da Suécia.

Para se manter em funcionamento todo o ano, e com temperaturas interiores a descerem até 8 graus negativos, há um sistema de refrigeração que assegura que mesmo durante as estações mais quentes o hotel se mantem frio através de painéis solares que acumulam energia durante os meses de Verão (e nestas paragens há cem dias seguidos em que o sol não se põe).

Nem todo o hotel se manterá erguido todo o ano: partes irão derreter com o degelo e irão ser novamente construídas no próximo Inverno. O que se manterá 365 dias são as suítes de luxo, cada qual com a sua sauna e casa de banho, e as suítes artísticas, todas esculpidas por artistas – além do bar do gelo (bebida icónica: champanhe) e a galeria de gelo.

Durante o Inverno, o Icehotel fornece botas e fatos de neve a todos os visitantes e todo o ano sacos de cama termais. Na maioria dos alojamentos, não há casas de banho privadas, estas estão localizadas na parte “quente” do hotel. E se o interior do hotel será gelado todo o ano (temperaturas nos quartos asseguradas entre os 8 e 5 graus negativos), o exterior vai variar: no Inverno estará coberto de gelo e neve, como a estrutura temporária, e no Verão estará coberto de relva.

Com o funcionamento todo o ano, o Icehotel 365 vai combinar as já clássicas excursões de Inverno com as aventuras de Verão, que têm de ser reservadas com antecedência.

www.icehotel.com

--%>