A antiga escola primária da localidade dos Crespos, situada a cerca de oito quilómetros de Fátima, está a ser recuperada e transformada no Hostel da Pia do Urso. A nova unidade de alojamento low cost terá capacidade para 32 hóspedes.
O projecto implica a recuperação e extensão do edifício erguido durante o Estado Novo. As antigas salas de aulas vão ser convertidas em camaratas mistas. Terá ainda duas suítes, diversas zonas sociais e instalações de apoio.
Criado a pensar nas pessoas que visitam esta zona do concelho da Batalha para “usufruir da paisagem natural” da região, o projecto procura abrir o edifício ao espaço exterior, criando “uma empatia completa entre aquilo que se passa lá dentro e o que se passa lá fora”, descreve a arquitecta responsável pelo projecto, Joana Marcelino, num vídeo publicado pela autarquia da Batalha.
A localidade de Crespos dista poucos metros de Pia do Urso, uma pequena aldeia carregada de história e muitas lendas, recentemente recuperada. A maioria dos edifícios típicos, feitos em pedra e madeira, foram reconstruídos e foi criado o primeiro ecoparque sensorial destinado a invisuais em Portugal. Não muito longe ficam ainda outros pontos de interesse turístico, como o Centro de BTT da Batalha, o Santuário de Fátima (a cerca de oito quilómetros de distância), as grutas da Moeda ou o mosteiro da Batalha.
O projecto resulta de um plano de recuperação da escola primária por parte da autarquia, representando um investimento de 305 mil euros, com vista à concessão da unidade através de um concurso público. O objectivo, afirma a autarquia, passa por “dinamizar o empreendedorismo num sector estratégico como é o turismo de natureza”.
“Qualificar a oferta turística e ampliar as condições de alojamento na zona da Aldeia da Pia do Urso foram preocupações chave para a realização deste projecto, que pretendemos inovador no domínio do design e também ao nível da sustentabilidade ambiental do hostel”, refere o autarca, Paulo Batista Santos, em comunicado. “Trata-se também de um projecto inclusivo e que irá privilegiar todos aqueles que são amantes da natureza”, acrescenta.