Fugas - hotéis

  • DR
  • DR
  • DR

Aldeia da Pia do Urso vai ter hostel temático

Por Fugas

Na antiga escola primária dos Crespos vai nascer um hostel pensado para quem queira usufruir da paisagem natural desta zona do concelho da Batalha. Tem abertura prevista para Março.

A antiga escola primária da localidade dos Crespos, situada a cerca de oito quilómetros de Fátima, está a ser recuperada e transformada no Hostel da Pia do Urso. A nova unidade de alojamento low cost terá capacidade para 32 hóspedes.

O projecto implica a recuperação e extensão do edifício erguido durante o Estado Novo. As antigas salas de aulas vão ser convertidas em camaratas mistas. Terá ainda duas suítes, diversas zonas sociais e instalações de apoio.

Criado a pensar nas pessoas que visitam esta zona do concelho da Batalha para “usufruir da paisagem natural” da região, o projecto procura abrir o edifício ao espaço exterior, criando “uma empatia completa entre aquilo que se passa lá dentro e o que se passa lá fora”, descreve a arquitecta responsável pelo projecto, Joana Marcelino, num vídeo publicado pela autarquia da Batalha.

A localidade de Crespos dista poucos metros de Pia do Urso, uma pequena aldeia carregada de história e muitas lendas, recentemente recuperada. A maioria dos edifícios típicos, feitos em pedra e madeira, foram reconstruídos e foi criado o primeiro ecoparque sensorial destinado a invisuais em Portugal. Não muito longe ficam ainda outros pontos de interesse turístico, como o Centro de BTT da Batalha, o Santuário de Fátima (a cerca de oito quilómetros de distância), as grutas da Moeda ou o mosteiro da Batalha.

O projecto resulta de um plano de recuperação da escola primária por parte da autarquia, representando um investimento de 305 mil euros, com vista à concessão da unidade através de um concurso público. O objectivo, afirma a autarquia, passa por “dinamizar o empreendedorismo num sector estratégico como é o turismo de natureza”.

“Qualificar a oferta turística e ampliar as condições de alojamento na zona da Aldeia da Pia do Urso foram preocupações chave para a realização deste projecto, que pretendemos inovador no domínio do design e também ao nível da sustentabilidade ambiental do hostel”, refere o autarca, Paulo Batista Santos, em comunicado. “Trata-se também de um projecto inclusivo e que irá privilegiar todos aqueles que são amantes da natureza”, acrescenta.

--%>