Fugas - Motores

  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso

Continuação: página 2 de 3

Todos juntos em modo ecológico

E é para a frente que este Prius+ gosta mais de andar. Tanto faz se em modo exclusivamente eléctrico (EV), combinado (Eco) ou Power. Sem pretensões de emocionar quem quer que seja — a velocidade máxima é de uns modestos 165 km/h e vai dos 0 aos 100 km/h em 11,3s —, o carro consegue aliar boas prestações ao prazer de se deixar dominar, mostrando-se de confiança. E, só por isso, conquista um bom lugar entre as opções das famílias.

Barómetro

Segurança, conforto, vida a bordo

- Preço, consumo extra-urbano, travão de estacionamento de pé, capacidade da bagageira com sete pessoas a bordo 

 

Onde pára a bateria?
Regra geral, é um clássico: conquista-se autonomia eléctrica, perde-se capacidade de carga. Mas a Toyota fez aqui uma espécie de batotice, que parece inteligente q.b.: deixou a mala para precisamente arrumar bagagem — que, no caso de se terem os sete bancos montados, é reduzida para duas centenas de litros — e foi à procura de outros espaços para encaixar as baterias de iões de lítio. No caso deste Prius +, na consola que divide os dois lugares dianteiros.

 

Não havia necessidade
Com as baterias a ocupar a zona entre condutor e passageiro, a Toyota optou por manter um travão de estacionamento, mas no pé. À semelhança do que se passa, por exemplo, com a Mercedes, entalou a alavanca entre os pedais e a carroçaria. A utilização, ressalve-se, é fácil. Mas a memória de que ele lá está é que pode ser traiçoeira — para mais quando existe também um botão de parqueamento. Logo, há que carregar no botão de iniciar o carro, desbloquear o parqueamento noutro botão, engatar a caixa para D (Drive) e ainda soltar o travão de pé.

 

Bem arrumado
Com lotação esgotada, cabe o essencial e nada além disso. Mas basta baixar banco a banco para se começar a notar a capacidade deste Prius+. Apenas com os dois lugares da terceira fila para baixo já se consegue uma avantajada capacidade de 784 litros (até ao tecto). Além da mala, o Prius+ arranja espaço para vários tipos de objectos: desde telemóveis até livros.

 

Todos a bordo
A ideia de sete pessoas num ligeiro até pode indiciar que se vai ficar apertado. Mas a noção não poderia ser mais errada. Este não é um carro para sete onde seis viajam de forma confortável. É mesmo um carro para sete sem grandes apertos — e cada qual tem o seu próprio lugar. A isso ajuda o conforto dos bancos, mas também o facto de a suspensão traseira com barra de torção ter sido revista pela marca.

 

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Motor a gasolina
Cilindrada:1798cc
Potência:99cv às 5200 rpm
Binário: 142 Nm às 4000 rpm
Cilindros:4
Válvulas: 16
Alimentação: Injecção electrónica de gasolina
Tracção: Dianteira
Caixa: Transmissão Variável Contínua (CVT) 

Motor Eléctrico
Voltagem máxima:650 V
Potência: 81cv
Binário: 207 Nm


Dois motores em conjunto (eléctrico + gasolina)
Potência: 136cv
Pneus: 215/50 R17
Suspensão: Tipo McPherson, à frente; barra de torção atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira com assistência eléctrica
Travões: Discos ventilados à frente; disco maciço atrás

--%>