Fugas - Motores

  • E quando 400 ovelhas aparecem...
    E quando 400 ovelhas aparecem... DR/Clube Escape Livre
  • A
    A "estrela" do passeio, o surfista McNamara DR/Clube Escape Livre
  • Uma prova para o condutor que gosta de apreciar paisagens distintas
    Uma prova para o condutor que gosta de apreciar paisagens distintas DR/Clube Escape Livre
  • Um pastor no alto da serra. O detalhe é que este veio do Mali
    Um pastor no alto da serra. O detalhe é que este veio do Mali DR/Clube Escape Livre
  • O passeio foi organizado pelo Clube Escape Livre
    O passeio foi organizado pelo Clube Escape Livre DR/Clube Escape Livre
  • O passeio foi organizado pelo Clube Escape Livre
    O passeio foi organizado pelo Clube Escape Livre DR/Clube Escape Livre

Atracção integral pelo Património da Humanidade

Por Álvaro Vieira

O surfista Garrett McNamara experimentou trocar as ondas da Nazaré pelo sobe e desce das ravinas do Marão, ao volante de um GLK 250 CDI 4MATIC. No alto da serra, os milhares de cavalos da coluna de 42 viaturas foram travados por apenas 400 ovelhas, apascentadas pelo tradicional pastor... do Mali.

Régua e curvas são substantivos que raras vezes coabitam na mesma frase, mas faz todo o sentido juntá-los quando nos referimos ao Mercedes-Benz 4MATIC Experience, Rota do Património da Humanidade, que se pôs em marcha de 18 a 20 de Outubro.

Foi mesmo no Peso da Régua que arrancou este passeio organizado pelo Clube Escape Livre, que, além da denominação comum do Património Mundial, das encostas do Douro Vinhateiro e do centro histórico de Guimarães, se orientou pelo propósito de prestar uma homenagem subtil - uma piscadela de olho cúmplice aos nostálgicos - àquelas edições épicas do rali de Portugal que incluíam classificativas no Marão e Fafe. Também andou por esses bons caminhos este raid reservado a viaturas das gamas ML, G, GL e GLK, equipadas com o sistema de tracção integral 4MATIC da Mercedes-Benz.

Além da estrela de três pontas do símbolo da marca alemã, a caravana de cerca de 42 de viaturas contou com outra estrela: o surfista Garrett McNamara que, ao volante do GLK 250 CDI Bluematic que lhe foi disponibilizado para as suas andanças por Portugal, saiu da Nazaré - patrocínios oblige - onde tem estado nas últimas semanas a tentar bater o seu próprio recorde.

Saiu é como quem diz. O ainda detentor do recorde mundial de 2011, uma onda de 24 metros, que em Janeiro deste ano surfou uma vaga ainda maior - supõe-se que de pelo menos 30 metros, marca que poderá ter sido superada há duas semanas pelo brasileiro Carlos Burel - esteve quase sempre com o pensamento, e o coração, na Nazaré.

Não é que se tenha mostrado distante. Pelo contrário, o surfista norte-americano cativou os mais 120 participantes no raid, gente de diferentes idades e oriunda de vários pontos do país, com a sua simpatia e disponibilidade permanente para autógrafos e fotografias.

Mais habituado a equilibrar-se na prancha, McNamara também lá se foi aguentando entre os casais da comitiva que, à vez, como nas fotografias de casamento, volta e meia faziam fila para posarem com ele. Mas notou-se que Garrett McNamara estava permanentemente atento às notícias sobre a meteorologia e as ondas do canhão da Nazaré e, após o almoço do segundo dia, lá arrancou para a Praia do Norte, para se fazer ao mar logo às 6h de domingo.

Enquanto participou neste Mercedes-Benz 4MATIC Experience, Rota do Património da Humanidade, McNamara deixou claro que o seu conhecimento de Portugal ainda ia pouco além das praias da Nazaré e que o seu elemento era mesmo a água.

Para a posterioridade, desta experiência automobilística o surfista deixou apenas na sua página do Facebook uma fotografia tirada junto aos tonéis de vinho da Quinta de Campanhã, outra da feijoada (de feijocas) servida como entrada ao jantar no Hotel Régua Douro - que o surfista descreve como "a sopa de feijão portuguesa" - e um brevíssimo clip de vídeo, feito já no carro, pelos montes, que não lhe há-de render qualquer prémio de realização cinematográfica, como comentou um dos seus amigos: "Garrett - You need to work on your home movie skills."

--%>