Fugas - Motores

  • Opel Astra 1.6 110cv - Troféu Essilor / Volante de Cristal e Prémio Escolha do Público
    Opel Astra 1.6 110cv - Troféu Essilor / Volante de Cristal e Prémio Escolha do Público DR
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  • Mazda2 SKYACTIV-D 105cv - Citadino do Ano
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  • Audi A4 2.0 TDI 190cv - Executivo do Ano
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Opel conquista prémio Carro do Ano com o novo Astra

Por Carla B. Ribeiro

Modelo familiar da Opel leva a marca a vencer pela primeira vez o Troféu Essilor / Volante de Cristal.

Esteve entre os finalistas algumas vezes ao longo de 32 edições, como há um ano. Mas, até agora, a Opel não tinha conseguido levar o troféu para casa. A estreia ocorreu com aquele que, há apenas alguns meses, descrevíamos como “o melhor carro que a Opel produziu nos últimos tempos”.

Mas o Astra, que sucede ao Volkswagen Passat, não se ficou por aqui e, além de convencer a maioria do júri – 17 do painel de 19 órgãos de comunicação social deram a vitória ao Astra –, também conseguiu arrecadar o Prémio Escolha do Público, uma estreia desta edição que passou por dar ao consumidor final a oportunidade de escolher o seu preferido numa votação que decorreu online.

O Opel Astra, que conquistou ambos os títulos com a carroçaria de cinco portas – a carrinha tem apresentação prevista para Março –, servido pelo bloco diesel 1.6 litros de 110cv e equipada no nível topo de gama Innovation, está ainda disponível com os propulsores a gasolina 1.0 de 105cv e 1.4 Turbo de 150cv (com transmissão manual ou automática de seis velocidades) e com o motor a gasóleo 1.6 de 136cv (transmissão manual ou automática).

Na 33.ª edição do Essilor Carro do Ano/Volante de Cristal, iniciativa organizada pelo jornal Expresso e pela SIC/SIC Notícias, destacou-se o facto de se analisar versões específicas e não uma gama completa. Os restantes finalistas foram Audi A4 2.0 TDI 190cv, Honda HR-V 1.6 i-DTEC Elegance, Hyundai i40 SW 1.7 CDRi HP DCT 141cv, Mazda CX-3 1.5 SKYACTIV-D 105cv 2WD, Nissan Pulsar 1.5 dCi EU6 N-TEC e Skoda Superb 1.6 TDI 120cv Style.

Opel Astra 1.6 110cv: Razão que se alia a emoção

Um veículo que tem tanto de racional, pelos desempenhos e consumos, como de emocional, pelo design e performances. Uma receita que o coloca entre os melhores de um segmento difícil e muito concorrido: o dos familiares compactos em que o Golf permanece como uma referência. Além do mais, o Astra conseguiu incluir várias funções que habitualmente só se encontram em gamas superiores. Caso do completo sistema de assistência ao condutor Opel OnStar, de série no Innovation e em opção nos outros níveis de equipamento por 490€, e dos sofisticados faróis de matriz de LED, uma estreia no segmento, incluídos no pack opcional Innovation Plus (1850€).

O carro, de linhas fluidas e elegantes, surgiu nesta nova geração não só mais leve como mais aerodinâmico. Isso reflecte-se no equilíbrio da condução, na estabilidade em curva, na resposta mais rápida às manobras do volante e nos consumos: com o 1.6 de 110cv a gasóleo, obtivemos uma média de apenas 4,5 l/100km num percurso misto.

À modernização das linhas exteriores corresponde um ambiente interior radicalmente diferente para melhor face ao da anterior geração. Acabou-se a profusão de botões, substituídos por um ecrã táctil, policromático e com sistema de navegação nesta versão. 

Além disso, tendo encolhido por fora, cresceu por dentro: quatro adultos com mais de 1,80m sentam-se à vontade no habitáculo.

O modelo premiado custa desde 27.470€ - com o nível de equipamento base Edition e sem quaisquer extras o preço do carro é de 24.720€.

Mazda2 SKYACTIV-D 105cvCitadino servido a diesel

É uma tendência difícil de inverter no nosso mercado: a preferência pelos diesel, mesmo para uma utilização maioritariamente urbana. Por isso, não é de espantar que as próprias marcas se rendam à vontade dos mercados e lhes ofereçam propostas aliciantes a gasóleo. É o caso deste Mazda2 1.5 de 105cv que conseguiu afastar propostas citadinas tão distintas quanto o icónico Fiat 500, o vistoso Honda Jazz, o equilibrado Hyundai i20, o eficiente Nissan Pulsar, o urbano Opel Karl ou o resistente Skoda Fabia.

Para isso terão contribuído as linhas aerodinâmicas com que foi concebido assim como uma motorização que se caracteriza pela rapidez de resposta mesmo a baixas rotações (binário máximo a partir das 1400rpm), não esquecendo a economia de consumos: num percurso variado, obtivemos uma excelente média de 4,5 l/100km. O motor vem acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, de relações longas, precisa e de fácil manuseio.

Outro atributo deste propulsor de nova geração, estreado com o CX-3, é a baixa emissão de ruído, o que contribui para o conforto de condução. 

Audi A4 2.0 TDI 190 CvUm premium para executivos

Entre os executivos, categoria em que também concorriam o refinado DS5 Sport Chic e o eficiente Skoda Superb 1.6 TDI, o Audi A4, que também se encontrava entre os finalistas para o troféu máximo assim como o Skoda, acabaria por se destacar. Com o bloco de 2.0 e 190cv, o carro mostra-se mais que competente, conseguindo até ser bastante animado, sobretudo quando se recorre aos diferentes modos de condução. E, apesar das boas performances, o A4 é capaz de ser parcimonioso nos consumos, não indo muito além dos 7,0l mesmo com uma condução mais brusca.

Visualmente, mantém os traços que o caracterizam, apostando num estilo sóbrio, mas adopta várias características dinâmicas que o aproximam bastante do design dos seus irmãos maiores. À frente, destaque para uma nova grelha de lâminas prateadas, e para novos grupos ópticos: de série é equipado com luzes Xénon, mas é possível optar por LED ou Matrix. De perfil, observam-se linhas pronunciadas que, além de se imporem esteticamente, contribuem para uma melhoria nos coeficientes aerodinâmicos. Isto apesar de o carro estar maior.

Além disso, o Audi A4 conseguiu inovar no campo tecnológico, reunindo um pouco do que melhor se faz na casa de Ingolstadt em matéria de segurança e apoio à condução: sistema de estacionamento automático com 12 sensores, assistência à travagem em cidade e cruise control adaptativo – a utilidade deste último foi reconhecida pela atribuição do Prémio Inovação e Tecnologia ao qual concorriam sistemas tão díspares quanto o Mazda Skyactive, o Opel Onstar, o Volvo Sensus Connect e o VW Cam Connect.

Skoda Superb BreakUma carrinha XXL

É tradicionalmente um dos prémios mais desejados, num mercado muito sensível a este tipo de carroçaria, e também habitualmente um dos mais concorridos. Este ano não foi diferente e reuniram-se na mesma corrida a luxuosa Audi A4 Avant, a cosmopolita e finalista do Carro do Ano Hyundai i40SW, a urbana Skoda Fabia Break e a gigante Skoda Superb Break de 2.0 e 190cv. O tamanho, em que a Superb é rainha absoluta, falou mais alto e a Skoda viu a sua carrinha ser premiada.

Mas seria injusto falar apenas das suas dimensões XXL – 4856mm de comprimento e 1864mm de largura, com uma distância entre eixos de 2841mm – que depressa transformam o banco traseiro numa espécie de salão e que permitem uma capacidade recorde da mala: 660 litros. A Superb Break é uma carrinha que prima também pela versatilidade, pelos bons desempenhos, pela estabilidade e pela qualidade geral de construção - sem esquecer os cada vez mais refinados acabamentos e aquilo que já é uma imagem de marca da Skoda: as criações “Simply Clever”. No caso do Superb, há 29 soluções que pretendem facilitar a vida a bordo, entre as quais tomada de 230 V na parte traseira, porta-objectos para garrafas de 0,5 litros, compartimentos para guardar os coletes reflectores nas quatro portas, dois guarda-chuvas nas portas da frente, um raspador de gelo ou uma lanterna LED.

Ford S-MAX 2.0 TDCiMonovolume ultrafamiliar

A Ford S-Max é uma espécie de cruzamento entre a Galaxy, com os seus espaçosos sete lugares, e o MPV compacto C-Max. E, como acontece sempre que se retira de duas criações o melhor de cada, este monovolume, maior que os médios e menor que os grandes, concebido especificamente pela Ford para o mercado europeu, conseguiu reunir uma legião de fãs quando o seu lançamento em 2006. Esta renovada geração da S-Max, que conseguiu ultrapassar na classe do Monovolume do Ano o também espaçoso (embora menos) e económico Volkswagen Touran, também não deixou os especialistas indiferentes e o veículo tem arrancado rasgados elogios um pouco por toda a parte. Não só pela forma como se transforma, adaptando-se às mais distintas necessidades, como pela maneira como se comporta, mostrando-se tão espaçoso quanto seria desejável e ao mesmo tempo tão ágil como seria difícil de imaginar. Com o motor de 180cv e um binário máximo de 400 Nm, o carro de quase duas toneladas mostra-se capaz em praticamente todos os traçados, sendo no entanto penalizado pelos consumos. No interior, salta à vista a qualidade dos materiais e acabamentos e o cuidado com o conforto de todos os ocupantes.

Audi Q7 3.0 TDI 272 CvCrossover de luxo

Uma classe com sete candidatos de peso e dois deles entre os finalistas a Carro do Ano - Honda HR-V e Mazda CX-3. Os restantes eram os não menos respeitáveis Fiat 500 X, Hyundai Santa Fe, KIA Sorento e Volvo XC90. Mesmo assim, o Audi Q7 levou a melhor numa categoria que procura distinguir a polivalência de utilização.

Nesta nova geração, o Q7 emagreceu tanto em peso (perdeu 325 quilos) como em tamanho (menos 34mm de comprimento e menos 15mm de largura) para crescer por dentro. Parece contraditório, mas o recurso a uma nova plataforma permitiu angariar mais espaço no habitáculo e oferecer uma mala que oscila entre uma capacidade para 890 litros, com cinco lugares, e 295 litros, com sete lugares.

Com o bloco 3.0 TDI de 272cv, gerido pela caixa Tiptronic de conversor de binário com oito relações e com tracção integral quattro, o Q7 é surpreendentemente fácil de conduzir e manobrar, levando a que o seu condutor quase se esqueça do seu tamanho. Por outro lado, quando levado a extremos consegue comportar-se como um verdadeiro guerreiro do todo-o-terreno, servindo-se de todas as ajudas à condução conhecidas.

OS CANDIDATOS

Carro do Ano - Finalistas

Audi A4 2.0 TDI 190cv
Honda HR-V 1.6 i-DTEC Elegance
Hyundai i40 SW 1.7 CDRi HP DCT 141cv
Mazda CX-3 1.5 SKYACTIV-D 105cv 2WD
Nissan Pulsar 1.5 dCi EU6 N-TEC
Opel Astra 1.6 CDTI Innovation
Skoda Superb 1.6 TDI 120cv Style

Citadino do Ano
Fiat 500 1.2 Lounge
Honda Jazz 1.3 i-VTEC ELEGANCE
Hyundai i20 Comfort CRDi 1.1 75cv
Mazda2 SKYACTIV-D (105cv) MT Excellence HS Navi
Nissan Pulsar 1.5 dCi EU6 110cv N-Connecta
Opel Karl 1.0 75cv
Skoda Fabia 1.2TSI 90cv Style

Carrinha do Ano
Audi A4 Avant 2.0 TDI 190cv
Hyundai i40SW 1.7. CDRi HP DCT 141cv
Skoda Fabia Break 1.4TDI 90cv Style
Skoda Superb Break 2.0TDI 190cv DSG Style

Executivo do Ano
Audi A4 2.0 TDI 190cv
DS5 Sport Chic 2.0 BLUE HDI 180cv
Skoda Superb 1.6 TDI 120cv Style

Monovolume do Ano
Ford S-MAX 2.0 TDCi Titanium 180cv MT
Volkswagen Touran 1.6 TDI 110cv Highline

Crossover do Ano - Candidatos
Audi Q7 3.0 TDI 272cv quattro Tiptronic
Fiat 500 X 1.6 Cross
Honda HR-V 1.6 i-DTEC Elegance
Hyundai Santa Fe LUG 2.2 A/T AT Premium 4x2*
Mazda CX-3 1.5 SKYACTIV-D (105cv) MT 2WD Excellence Navi
KIA Sorento 2.2 CRDi TX 7Lug 2WD
Volvo XC90 D5 AWD Inscription

* o veículo não concorreu a Carro do Ano, apenas à classe
Nota: Ainda a concorrer ao Carro do Ano, sem estar inscrito em qualquer categoria, esteve o Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G (131cv) MT Excellence Navi

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