Audi A4, Honda HR-V, Hyundai i40SW, Mazda CX3, Nissan Pulsar, Opel Astra e Skoda Superb. São estes os candidatos ao Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2016, organizado pelo semanário Expresso e pela SIC/SIC Notícias, após uma primeira ronda de votação e na sequência de um período de testes dinâmicos com todos os modelos inscritos.
Agora cabe ao júri, composto por 19 jornalistas em representação dos respectivos órgãos de comunicação, PÚBLICO incluído, analisar os sete modelos e escolher o que melhor “represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português em termos de economia, segurança e agradabilidade de condução”.
Enquanto isso, está a decorrer o prémio Escolha do Público, que passa por “envolver a comunidade de entusiastas de automóveis” na escolha do carro que em 2015 mais se destacou. A recolha do voto num dos 24 modelos originalmente a concurso é feita em passatempocarrodoano2016.pt, até às 15h de dia 12 de Fevereiro.
Antes do anúncio dos vencedores, tanto do troféu máximo como de cada categoria a concurso (Citadino, Carrinha, Crossover, Executivo e Monovolume), agendado para 18 de Fevereiro, haverá ainda uma última sessão de estrada, dias 12 e 13 de Fevereiro, com os sete finalistas.
Carro do Ano - Candidatos
Audi A4 2.0 TDI 190cv
Eis um carro que precisa de um pouco mais de atenção para se compreender que se trata de uma nova geração e não de um mero upgrade de estilo. É que, aparentemente, pouco está diferente. Mas é uma mera ilusão. O A4 surgiu em 2015 totalmente revisto — a marca fala numa mudança de cerca de 90% dos seus componentes —, tendo emagrecido à volta de cem quilos, um feito conseguido recorrendo à plataforma MLB e a um maior número de componentes em aço de alta resistência e alumínio.
Visualmente, mantém os traços que o caracterizam, apostando num estilo sóbrio, mas adopta várias características dinâmicas que o aproximam bastante do design dos seus irmãos maiores. À frente, destaque para uma nova grelha de lâminas prateadas, e para novos grupos ópticos: de série é equipado com luzes Xénon, mas é possível optar por LED ou Matrix. De perfil, observam-se linhas pronunciadas que, além de se imporem esteticamente, contribuem para uma melhoria nos coeficientes aerodinâmicos. Isto apesar de o carro estar maior.
Ao nível da motorização em causa, o bloco de 2.0 e 190cv mostra-se mais que competente, conseguindo até ser bastante animado, sobretudo quando se recorre aos diferentes modos de condução. E, apesar das boas performances, o A4 é capaz de ser parcimonioso nos consumos, não indo muito além dos 7,0l mesmo com uma condução mais brusca.
Mas onde o Audi A4 verdadeiramente inova é no campo tecnológico, reunindo um pouco do que melhor se faz na casa de Ingolstadt em matéria de segurança e apoio à condução: sistema de estacionamento automático com 12 sensores, assistência à travagem em cidade e cruise control adaptativo, etc. C.B.R.?