Fugas - Motores

  • O 3008 sagrou-se Carro do Ano 2017
    O 3008 sagrou-se Carro do Ano 2017
  • C3 venceu a categoria de Citadino
    C3 venceu a categoria de Citadino
  • O Mégane foi o melhor Familiar
    O Mégane foi o melhor Familiar
  • V90 conquistou a classe das Carrinhas e o Prémio de Inovação e Tecnologia
    V90 conquistou a classe das Carrinhas e o Prémio de Inovação e Tecnologia
  • Duplo vencedor: melhor Crossover e Escolha do Público
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  • Ioniq, versão híbrida, a escolha Ecológica
    Ioniq, versão híbrida, a escolha Ecológica

3008 leva Peugeot de volta ao título de Carro do Ano

Por Carla B. Ribeiro

Rompeu totalmente com o que oferecia na anterior geração, mas o seu novo posicionamento convenceu. O Peugeot 3008 é Carro do Ano 2017, tornando-se assim o terceiro veículo da marca do leão a conquistar o Troféu Essilor/Volante de Cristal.

Depois de um interregno de cinco anos, a Peugeot voltou a conseguir ver um modelo seu a levar o troféu para casa — antes, o feito tinha sido conseguido duas vezes: a primeira, em 1989, com o Peugeot 405; a segunda, em 2012, com o Peugeot 508. Nas classes, sagraram-se vencedores Citroën C3 (Citadino), Renault Mégane Energy dci 130 GT Line (Familiar), Volvo V90 D4 190 CV Geartronic (Carrinha), Seat Ateca 1.6 TDI CR Style S&S 115cv (Crossover); e Hyundai Ioniq Hybrid Tech (Ecológico). A Volvo distinguiu-se ainda pelo Pilot Assist, tendo recebido o Prémio Tecnologia e Inovação e o Ateca conquistou o Prémio do Público, apurado numa votação online.

Numa edição pautada por candidatos ao título maior muito fortes — Citroën C3, Hyundai Ioniq, Kia Optima SW, Peugeot 3008, Renault Mégane ST, Seat Ateca e Volvo V90 —, o carro francês venceu com o diesel 1.6 BlueHDI de 120cv acoplado a uma caixa automática de seis velocidades. Os restantes finalistas à 34.ª edição do Essilor Carro do Ano/Volante de Cristal, iniciativa organizada pelo jornal Expresso e pela SIC/SIC Notícias e cujos resultados foram divulgados na noite de 23 de Fevereiro, também apresentaram versões específicas, de acordo com as novas regras do prémio. O C3 apostou no propulsor a gasolina Pure Tech de 110cv e nível de equipamento Shine; o Hyundai Ioniq apresentou a sua versão Hybrid Tech; a Optima Sportwagon concorreu com o bloco diesel 1.7 CRDi e equipamento GT Line; o Renault Mégane Sport Tourer, com equipamento GT Line, apostou no gasóleo dCi de 130cv; o Seat Ateca avançou com o propulsor 1.6 TDI de 115cv Style; e a V90 apresentou-se com o motor D4 de 190cv gerido por uma caixa Geartronic.

Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHDi 120 EAT6
Um novo ciclo

Tendo por base a plataforma modular EMP-2, o novo Peugeot 3008 apresenta uma frente verticalizada, que pontifica um capot longo e horizontal. A cintura é elevada e, além das grandes rodas, exibe uma série de protecções que levam a marca a desafiar os condutores a aventurarem-se fora do asfalto. Por tudo isto, o 3008 abandonou a designação de crossover, apostando na ideia de que se trata de um verdadeiro SUV, apto para todas as vicissitudes, sobretudo quando equipado com o Grip Control. Com o 1.6 BlueHDi de 120cv é certo que não se conseguirá nem acelerações relâmpago nem velocidades máximas de cortar a respiração. Ainda assim, com um torque máximo de 300 Nm, disponível logo a partir das 1750rpm, mostra a garra necessária para tornar qualquer trajecto pouco aborrecido. De referir que este é um carro que é um hino às tecnologias, estreando uma série delas na marca e, de certa forma, democratizando vários sistemas e funcionalidades até aqui mais comuns às marcas premium. O modelo vencedor custa 36.690€, mas os preços arrancam nos 30.680€ (1.2 PureTech 130) e chegam aos 44.520€ (2.0 BlueHDi 180 EAT6).

Citroën C3 PureTech 110 Shine
Um ecléctico citadino

Outra aposta ganha por parte do grupo PSA. O Citroën C3 foi completamente revisto e, mais do que um veículo funcional, foi transformado em objecto de desejo. A sua presença faz-se notar, sobretudo quando se opta por personalizar o carro com duas tonalidades distintas (uma para tejadilho, espelhos e outros detalhes; outra para a restante carroçaria) e pela inclusão dos bem-sucedidos Airbumps, ainda que menos proeminentes do que os que se observam no C4 Cactus. O bloco a concurso, o 1.2 Puretech de 110cv, é expedito, aliando boas performances a consumos razoáveis. Além disso, nota-se a preocupação da marca em colocar o pequeno (embora bem maior que o seu antecessor) citadino em linha com todas as avançadas tecnologias de infoentretenimento e de conectividade. O modelo premiado custa desde  17.150€.
Outros candidatos: Hyundai i20 1.0 TGDi Comfort + Pack Look

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