Logo ao lado da agitação no areal está um dos postais de Miami Beach: Ocean Drive, uma longa avenida paralela ao oceano repleta de palmeiras, bares, restaurantes e hotéis. E é aqui que Miami Beach revela a sua verdadeira face e se mostra um mundo artificial e mágico, falso e genuíno ao mesmo tempo, onde é possível, em simultâneo, detestar e encantar-se no mesmo segundo pelas contradições de uma cidade onde tudo é permitido e possível.
Seja de dia ou de noite, na Ocean Drive o trânsito é quase sempre caótico e é mais rápido fazer a avenida de uma ponta a outra a pé do que de automóvel. No entanto, é para a estrada que os nossos olhos são atraídos constantemente pelo ruidoso barulho dos Corvette, Ferrari, Lamborghini, Mustang, Hummer e Chevrolet, muitos deles alugados apenas para que alguém se possa exibir durante uns breves minutos.
A arquitectura
Mas nem tudo soa a falso e a exibicionismo. A Ocean Drive também se destaca pela sua arquitectura e por ser o maior bairro Art Deco do mundo. Nos anos 20, 30 e 40, com a influência das culturas egípcias, milhares de edifícios exóticos floresceram ao longo das praias da cidade, mas com o declínio que Miami viveu nas décadas de 60 e 70 grande parte dessas obras acabaram destruídas e só os de South Beach resistiram.
Hoje são cerca de 800 os edifícios que restam desta arte decorativa que combina estilos vários do início do século XX, do cubismo à arte nouveau, do modernismo ao futurismo ou ao bahaus.
Actualmente, o bairro é preservado e não é possível modificar a arquitectura original dos edifícios. Algumas destas obras pertencem a famosos de todo o mundo e uma das casas mais imponentes, a Casa Casuarina, pertenceu a Gianni Versace. Este é, aliás, um local de peregrinação foi em frente a este edifício que a 15 de Julho de 1997 o estilista italiano foi assassinado.
Transformada agora num hotel e clube privado, a casa mantém as portas fechadas e a entrada continua a ser como sempre foi durante a época em que Versace viveu em South Beach: exclusiva. Para além de Gianni Versace, South Beach despertou o interesse de vários outros famosos, como Madonna, Júlio Iglésias, Tom Cruise ou Bill Clinton, que ali adquiriram casas de férias.
Ainda em South Beach, há outros locais de visita obrigatória, como Washington Avenue. Paralela à Ocean Drive, é nesta avenida que se encontram algumas das maiores e mais populares discotecas a nível mundial, muitas delas com entradas exclusivas. É também aqui que está a mais famosa casa de tatuagens do mundo: Miami Ink.
Mais afastado da praia, a pouco mais de cinco quilómetros de distância de Ocean Drive, está Miami, onde a realidade é totalmente diferente de Miami Beach. Com cerca de 700 mil habitantes a sua zona metropolitana atinge os dois milhões, cerca de 500 mil dos quais de descendência cubana , aqui destaca-se Miami Downtown, onde à semelhança das grandes metrópoles norte-americanas sobressaem os enormes e imponentes arranha-céus e são os executivos que dominam, num contraste evidente com a vizinha e agitada cidade de Miami Beach.