Fugas - notícias

Enric Vives-Rubio

Monsanto com alojamentos turísticos em 2012

Por L.J.S.

O Parque Florestal de Monsanto deverá passar a dispor de alojamentos turísticos em 2012, revelou o vereador do Ambiente e Espaços Verdes de Lisboa, José Sá Fernandes, na apresentação do Plano de Gestão Florestal de Monsanto e das estratégias municipais para o pulmão alfacinha.

O projecto de ecoturismo prevê, a partir de concessões, cujo concurso será lançado em breve, que sejam criados alojamentos em casas de função, viveiros e na antiga residência do presidente da câmara. No total, estarão disponíveis 45 camas.

Ainda este ano, deverá ser inaugurado o Espaço Monsanto – Centro de Interpretação Ambiental e, no próximo ano, o parque deverá contar com nova sinalética, o trânsito será alvo de medidas destinadas a “acalmá-lo”, serão reforçadas pistas pedonais e cicláveis (e criadas novas, que ligarão Monsanto aos parques Eduardo VII ou da Bela Vista) e implementados circuitos em minibus eléctricos.

Nas próximas duas décadas, deverão ser substituídas 15.400 árvores e plantadas mais de cinco mil. A mata, de 900ha, foi apontada pelo presidente da autarquia, António Costa, como um modelo para o espaço que ficará vago quando for desactivado o Aeroporto da Portela: este, poderá vir a ser “um segundo pulmão verde na cidade”, disse, citado em comunicado da autarquia.

--%>