Fugas - notícias

Prémios Turismo de Portugal: Terreiro do Paço Especial

Por Carla B. Ribeiro

Oito projectos turísticos públicos e privados e uma personalidade foram considerados os melhores de 2010, entre 147 candidatos (menos 24 por cento face ao ano anterior), segundo o Turismo de Portugal.

A 6.ª edição dos Prémios Turismo de Portugal (PTP), que decorreu dia 24, na BTL - Feira Internacional de Turismo, na FIL - Parque das Nações (Lisboa), galardoou o projecto Terreiro do Paço - Uma Praça do Mundo [foto Rui Gaudêncio] com o Prémio Especial Turismo de Portugal por ter "revitalizado a estrutura e infraestruturas" da praça lisboeta, tendo também "valorizado o seu desenho arquitectónico e melhorado as condições para a sua fruição".

O Blue&Green Tróia Design Hotel foi considerado o melhor Novo Projecto Privado, pelas "características contemporâneas" e "contributo para uma oferta hoteleira de qualidade na península de Tróia e no Alentejo Litoral", enquanto a Casa das Histórias Paula Rego, que reúne, num "edifício com a arquitectura marcante de Eduardo Souto Moura, parte importante da obra da artista plástica portuguesa mais reconhecida no estrangeiro", foi distinguido como o melhor Novo Projecto Público.

Nos projectos de requalificação, destacaram-se o Vidago Palace (Privado) e o Palácio de Monserrate (Público). Nos eventos, o Verão na Casa 2010, da Fundação Casa da Música, videnciou-se por ter sido um "contributo para diversificar a oferta de animação do Porto nos meses de Verão" e pelo "seu papel na captação de novos públicos para a cidade".

Já o prémio que honra a Sustentabilidade Ambiental foi entregue ao Zmar Eco Campo Resort & SPA, em Odemira, pela "concepção ecológica e actividades e serviços diferenciados que reforçam a oferta de alojamento de qualidade do Alentejo Litoral".

Os dois novos prémios - Qualidade do Serviço e Prémio Especial Prove Portugal - foram atribuídos ao conceito Experience More Tivoli e ao embaixador de Portugal em Paris Francisco Seixas da Costa, respectivamente.

--%>