Num espaço “completamente renovado como espaço de uso público” segundo projecto do arquitecto Tiago Silva Dias, pretende dar-se uma imagem “moderna e vanguardista, histórica e autêntica” da capital, congregando posto de turismo, loja com material turístico seleccionado (Lisbon Shop), dois restaurantes (o reaberto Terreiro do Paço, de “inspiração portuguesa e mediterrânea” e o Aura, também lounge café com “cozinha portuguesa contemporânea”), esplanadas, gelataria (Paço d’Água, gelados artesanais) e espaço para exposições e eventos, além das sedes do Turismo de Lisboa, do Canal Lisboa e da ModaLisboa.
O Pátio, um investimento orçado em 4,3 milhões de euros (75 por cento financiados pelo Turismo de Lisboa e o restantes pelo Turismo de Portugal) e inaugurado no dia 25 pelo primeiro-ministro José Sócrates e pelo presidente da câmara de Lisboa, António Costa, irá também ser cenário de eventos como a ModaLisboa, o Peixe em Lisboa ou actividades do Festival dos Oceanos.
A “revolução” turística do Terreiro do Paço prosseguirá com a abertura de uma unidade das Pousadas de Portugal, geridas pelo grupo Pestana, nas antigas instalações do Ministério da Administração Interna (ala ocidental da praça). O contrato de concessão foi assinado na semana passada. A inauguração está prevista para 2014, com 80 quartos, restaurante, bar e, possivelmente, piscina interior.