Fugas - notícias

Ericeira, Reserva Mundial de Surf

Por Luís J. Santos

A segunda Reserva Mundial de Surf do mundo - e primeira da Europa - é portuguesa: a Ericeira passou a ser, oficialmente, uma zona de excelência para cavalgar as ondas, graças ao reconhecimento oficial da organização norte-americana Save the Waves Coalition (STW), juntando-se a Malibu, Califórnia (EUA).

O anúncio oficial da “coroação” foi feito na BTL pelo director da STW, Mark Massara. A reserva, integrada no concelho de Mafra, estende-se por 4km e “sete ondas” (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e S. Lourenço), da praia da Empa à praia de São Lourenço.

O reconhecimento da Reserva Mundial de Surf da Ericeira – resultado de uma candidatura da autarquia de Mafra, que contou com dezenas de apoios institucionais e colectivos ligados à modalidade – passou por critérios como a qualidade e consistência das ondas, importância para o surf e História, características ambientais e apoio local.

O primeiro grande momento de consagração da reserva ocorrerá em Junho (14 a 19), altura em que a Ericeira receberá o Mundial de Surf. Em 2012, a Ribeira d’ Ilhas deverá ter infraestruturas de alto nível para apoio ao surf e vai avançar o projecto de requalificação da zona balnear de São Julião.

Citado pela Lusa, o embaixador português da STW, João Macedo, comparou a distinção aos “prémios de Património Mundial da UNESCO, mas das ondas”. As autoridades locais ficam obrigadas à preservação da orla costeira, tanto na água como numa faixa de 500m fora desta.

--%>