O rio, dito “o último rio selvagem” do país e para o qual está planeada a Barragem do Baixo Sabor, passa agora a contar, graças a uma parceria da autarquia com a empresa Mapaventura e a Associação Coagret (Coordenadora de Afectados pelas Grandes Barragens e Transvases), com uma série de actividades de “canorafting”, destinadas a dar a conhecer melhor aquele curso.
Até 2013, altura prevista para o enchimento da albufeira, serão realizadas descidas e passeios em canoas insufláveis, acompanhadas de monitores especializados. “Esta paisagem não vai durar mais de dois anos até ao enchimento da albufeira, já que a construção da barragem vai transformar toda esta paisagem natural. Mas, por outro lado, vai trazer ao concelho novas oportunidades relacionadas com a actividade turística”, disse a presidente da câmara local, Berta Nunes, à Lusa.
Já as actividades do programa Despedida do Sabor — de cujas receitas 10 por cento reverterá para o projecto de desenvolvimento comunitário Aldeias Vivas — são propostas sob o mote “Venha enquanto é tempo para conhecer e mais tarde recordar”.