Fugas - notícias

Colômbia cria rota dedicada a Gabriel García Márquez | A Cartagena de ''Gabo''. Histórias Reais e Imaginárias

Por Carla B. Ribeiro

Cartagena das Índias, Colômbia, passou a dispor de uma rota literária, com direito a audioguia, que propõe um circuito pelos locais mágicos e misteriosos (ou simplesmente do quotidiano) referidos nas obras de Gabo, nome pelo qual o escritor Gabriel García Márquez é carinhosamente conhecido pela América Latina.

O percurso A Cartagena de García Márquez. Histórias Reais e Imaginárias é, aliás, uma iniciativa de Jaime García Márquez, vice-presidente da Fundação para o Novo Jornalismo Iberoamericano e irmão do Nobel da Literatura, em parceria com a Universidade Tecnológica de Bolívar e autoridades turísticas, adianta a agência espanhola Efe.

Nasce após três anos de pesquisas e inclui, entre outros pontos, a casa do escritor que serviu de cenário para a residência de Fermina Daza em O Amor nos Tempos de Cólera, o jornal por onde García Márquez iniciou a sua carreira jornalística ou o largo onde Sierva Maria, de Do Amor e Outros Demónios, é mordida por um cão.

Para completar uma viagem de descoberta do autor de Cem Anos de Solidão, sugere-se incluir na rota um novo hostel, inaugurado em Novembro na cidade-natal do escritor, em Aracataca, a cerca de 140 quilómetros de Cartagena, inspirado na obra de Márquez. The Gypsy Residence [site em construção | facebook], que ocupa um velho edifício da pequena localidade de Magdalena, foi criado pelo holandês Tim Aan’t Goor e inclui retratos do autor, velhas máquinas de escrever, diversos elementos relacionados com o seu universo literário e, claro, todos os seus livros.

-> Turismo Colômbia | As rotas de García Marquéz (guia publicado em 2009) | Sala García Márquez no Museu do Caribe

-> Centro Virtual Cervantes : Gabriel García Márquez

--%>