Fugas - notícias

Porto 2.0, um projecto que aposta nas indústrias criativas para animar o centro histórico da cidade

Por Fugas

Uma convocação à cidade para dar substância e vida ao património da zona histórica - é esta, em traços gerais, a definição do projecto Porto 2.0, segundo ontem foi explicado por Vladimiro Feliz, vereador do Turismo, Inovação e Lazer da Câmara do Porto.

A iniciativa tem já assegurado um financiamento de quase dois milhões de euros (70% são fundos comunitários), que poderá "duplicar ou triplicar", de acordo com o investimento privado que for captado. As iniciativas, de acesso livre e gratuito, decorrerão com regularidade ao longo de dois anos e com pontos altos em Setembro de 2011 e 2012.

A programação pretende ter impacto ao nível do turismo, diferenciando os produtos que a cidade oferece de forma a aumentar a sua competitividade e contribuindo para um maior cosmopolitismo do Porto. O ponto de partida é o património físico da cidade mas também o "caldo imaterial" portuense, com as suas tradições, saberes e práticas.

Agora, procuram-se projectos passíveis de integrar a programação. Mas já há parceiros como a Casa da Música, Universidade do Porto, Cooperativa Árvore, Fundação José Rodrigues, Balleteatro, juntas de freguesia e associações culturais e recreativas, Universidade Católica, Addict ou Plano B e Maus Hábitos.

-> + info @ PÚBLICO | Local Porto

--%>