Fugas - notícias

Restaurante do português Nuno Mendes conquista estrela Michelin

Por Luís J. Santos

O Viajante, restaurante londrino do chefe português Nuno Mendes, acaba de conquistar a sua primeira estrela Michelin, apenas nove meses após a sua inauguração.

Localizado no hotel de luxo Town Hall, que abriu também na Primavera passada num histórico e renovado edifício, em Bethnal Green, East End, o Viajante (sublinhe-se o baptismo português) é distinguido pela cozinha “delicada e divertida” de Mendes, segundo comunicado da Michelin sobre o lançamento, na quarta-feira, da sua nova edição para a Grã-Bretanha e Irlanda.

O Viajante, que se tornou o mais desejado restaurante londrino do ano passado — tendo sido mesmo premiado como “o novo melhor restaurante de Londres” pelo guia Harden’s — , seguiu-se a outros aplaudidos projectos do chefe luso na capital inglesa, como o exclusivíssimo The Loft ou o Bacchus. Na apresentação do restaurante lê-se que, na sua cozinha, Mendes aposta em “ingredientes únicos e técnicas inovadoras”, combinando “simplicidade com extravagância”, inspirando-se nas gastronomias de “Portugal, Espanha, Ásia e Escandinávia” (a sua cozinha é considerada próxima da de Redzepi, o chefe do Noma, de Copenhaga, considerado o melhor restaurante do mundo pela revista-bíblia da restauração Restaurant).

Nuno Mendes, 37 anos, nasceu em Lisboa. Saiu de Portugal em 1990 para estudar na California Culinary Academy de São Francisco (EUA) e, ao longo da sua carreira, trabalhou e estudou com grandes chefes como Wolfgang Puck, Rocco di Spirito, Jean-Georges Vongerichten ou Ferran Adrià (estagiou no El Bulli). Em Portugal, já esteve em certames como o Peixe em Lisboa e estará no certame Peixe em Lisboa (em Abril) e já colaborou com o programa luso de promoção turística Prove Portugal. O seu Viajante propõe almoços desde três pratos a 28 libras (€33) e jantares desde seis a 65 libras (€77).

--%>