Fugas - notícias

Zero Emissões completa volta ecológica ao mundo em 80 dias

Por Carla B. Ribeiro

Até ao fim deste mês (se tudo correr bem, até poderá ser já hoje), Genebra recebe o fim da Corrida Zero Emissões (Zero Emissions Race, no original) em veículos eléctricos, após uma volta ecológica ao mundo em 80 dias, tal qual Júlio Verne a idealizou: sem poluição.

Com um pequeno ajuste: as travessias oceânicas, por exemplo, foram feitas recorrendo a veículos poluentes, tendo sido feito o cálculo das emissões (do transporte tanto das equipas como dos veículos) para posterior compensação ambiental através do myclimate.

Agora, a expectativa é de que pelo menos três equipas — uma da Suíça, outra da Alemanha e uma terceira da Austrália — terminem a corrida a tempo, regressando ao ponto de partida, junto à sede das Nações Unidas. Apenas um dos quatro veículos participantes, que se distinguem pelo facto de serem totalmente eléctricos, não chegou na data prevista a Cancún, no último dia 6 de Dezembro, onde as equipas Zero Emissões participaram na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.

A prova, organizada por Louis Palmer, um suíço que se notabilizou por ter sido o primeiro a fazer uma volta ao mundo num veículo 100% eléctrico, o seu Solartaxi, pretende “provar a eficiência e segurança da mobilidade eléctrica, mesmo quando se conduz cruzando continentes, nos desertos e montanhas e por variadíssimas condições meteorológicas e de estrada”.

--%>