Fugas - notícias

Turismo Buenos Aires

Buenos Aires, cidade-livro

Por Luís J. Santos

"Dizem que em Buenos Aires não é preciso sair para procurar livros porque os livros encontram-nos". Um mote para Buenos Aires, Capital Mundial do Livro 2011.

A UNESCO escolheu a capital argentina, célebre pelas suas livrarias, para a capital literária do ano e o acontecimento anima tanto o mercado editorial argentino como o sector turístico. De 23 de Abril de 2011 a 22 de Abril de 2012, é esperada uma programação avaliada em um milhão de dólares (707 mil euros - a que acrescem os investimentos de privados) na organização de um vasto plano de iniciativas com os livros em destaque: da Feira do Livro a eventos em livrarias de bairro, do Festival Literário de Buenos Aires aos incentivos para a produção de poesia com a dinamização da Noite das Livrarias ou da Semana de Leitura nas escolas. Haverá também uma série de rotas literárias a pensar nos que chegam a Buenos Aires de visita: além dos circuitos pelas livrarias, há percursos inspirados em célebres escritores como Jorge Luis Borges ou Roberto Arlt.

Mas nem só de livros se comporá o 2011 sob o signo argentino: paralelamente, decorrerão exposições dedicadas ao tema (como por exemplo a produção de uma "Torre de Babel" de livros em destaque: serão mais de 20 mil exemplares a formarem uma estrutura com 25m na praça San Martín, uma instalação de Marta Minujín em exibição a partir de 7 de Maio), visitas guiadas, oficinas de literatura, entre uma panóplia de actividades.

--%>