A fila de cinco dobras que começava na entrada do Pavilhão 3 da Feira Internacional de Lisboa (FIL) sábado de manhã, acabaria por subir bastante as expectativas iniciais. Acabada a feira que durou no fim-de-semana de 9 a 10 de Abril, os números avançados por Diamantino Pereira, são de 131 mil visitantes, mais cinco mil do que na dição anterior, e num aumento de vendas face a 2010, sobretudo para destinos nacionais que tiveram um incremento na ordem dos 30 por cento.
Num evento conhecido por marcar as tendências de viagens, a conclusão a retirar é mesmo que as férias dos portugueses vão respeitar o slogan um pouco gasto, mas cada vez mais pertinente em época de crise, do vá para fora cá dentro. "As reservas para Portugal não param. Os Açores e a Madeira estão à frente, mas o Alentejo teve uma procura enorme".
Portugal deu 10-0 nas Caraíbas
Os destinos internacionais mais cobiçados também revelam alguma contenção financeira com Espanha (sobretudo Canárias, Baleares e Andaluzia em alta) e Cabo Verde no top dos mais vendidos. Grécia junta-se pela primeira vez ao pódio dos destinos mais populares graças aos quatro voos semanais da TAP para Atenas. "A minha maior surpresa foi Mykonos (Grécia), que estava pela primeira vez no mercado, mas foi um destino que ultrapassou todas as nossas expectativas. Vendemos 55 por cento das partidas."
Ainda assim, a novidade foi o facto de os destinos nacionais venderem mais do que a concorrência internacional. "Nós costumamos ter as Caraíbas no top de destinos mais vendidos, mas este ano foi diferente. Portugal deu 10-0 nas Caraíbas". A razão deve-se sobretudo com um encarecimento dos preços destas viagens face a um baixar dos preços dos operadores portugueses.
Se Diamantino Pereira explica que "os hoteleiros e as aéreas nacionais fizeram tarifas muito baixas", por outro lado defende que há uma mudança na forma como os destinos nacionais estão a ser encarados. "O turista português percebeu que consegue encontrar hotéis de categoria internacional nos Açores e na Madeira".
A feira de viagens Mundo Abreu decorreu no fim-de-semana no pavilhão 3 da FIL, mas a campanha de preços especiais que promete descontos até 60 por cento continua até 30 de Abril nas várias lojas da agência por todo o país.