A Biblioteca Municipal Florbela Espanca é a plataforma central do LeV, dedicado a promover "o livro, a leitura e o diálogo intercultural" e organizado pela autarquia local. No elenco, cerca de meia centena de autores, originários de 15 países, incluindo representantes de Angola, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, Marrocos, Tunísia, Urugua.
Cada nome é um mundo. De Portugal, uma constelação: de Francisco José Viegas a Rui Zink, de João Lopes Marques (lança o livro "Iberiana") a Gonçalo M. Tavares, de José Luís Peixoto a valter hugo mãe, de Teolinda Gersão a Rentes de Carvalho ou Joel Neto (lança o livro "Banda sonora para um regresso a casa").
Do mundo
CS Richardson (Canadá)
Carmen Yanez (Chile)
Eduardo Sacheri (Argentina)
Hubert Haddad (Tunísia)
Karla Suarez (Cuba)
Laurent Binet (França)
Leonardo Padura (Cuba)
Luís Sepúlveda (Chile)
Marcelo Ferroni (Brasil)
Mario Delgado Aparain (Uruguai)
Mohammed Berrada (Marrocos)
Ondjaki (Angola)
Reif Larsen (EUA)
Richard Zimmler (EUA/Portugal)
Tessa de Loo (Holanda)
Mário Delgado Aparaím (Uruguai)
Somam-se mesas-redondas, lançamentos de livros, expos (António Jorge Gonçalves - desenho, "Subway Life" -, Joaquim Magalhães de Castro - foto: "De Goa a Lisboa - uma viagem com a Sagres") ou concertos de música clássica.
A entrada é livre. Um dos motes serve a todas as fugas: "a literatura não é outra coisa além de um sonho dirigido" (Jorge Luís Borges).
-> CM Matosinhos | LeV
+ programação completa em .pdf