A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viseu e pela associação comercial do distrito, "pretende recriar e valorizar uma tradição regional que remonta aos tempos em que liberais e absolutistas se defrontavam em guerra", explica a Visabeira Turismo, uma das empresas que aderiu à iniciativa, em comunicado.
Carnes de galinha, de porco e de vaca, enchidos, grão-de-bico, batata, massa e couves - todos os ingredientes que estivessem ao dispor do cozinheiro do quartel de Viseu, e que serviram para confeccionar o "rancho" que motivaria as tropas, responsáveis por defender a linha do Buçaco. Reza assim a história do Rancho de Viseu, que com o seu poderio calórico fez com que não houvesse "inimigo que resistisse a tamanha força e coragem", afirma a organização do evento.
Vinte e nove restaurantes voltam agora a confeccionar "uma das melhores e mais emblemáticas iguarias da região". A programação conta ainda com animação rotativa, em todos os restaurantes aderentes e no dia 1 de Maio serão "distribuídos brindes às mães presentes", segundo avança a Associação Comercial do Distrito de Viseu.
-> Associação Comercial do Distrito de Viseu