Fugas - notícias

Continuação: página 2 de 2

De Moscovo a Lisboa de comboio: Dois jornalistas em viagem pelos estereótipos europeus

Os relatos (texto e vídeo) vão ser publicados diariamente num blogue da viagem, traduzido em dez línguas (português incluído), onde os leitores também poderão fazer perguntas aos viajantes (neste caso, só em três línguas: italiano, alemão e inglês). A estreia de relatos da viagem está marcada para dia 1, em "directo" da Praça Vermelha moscovita. Mas, online, já está uma questão: "o que pensam italianos e alemães sobre o Dia do Trabalhador e o que resta em Moscovo deste feriado que simbolizava como nenhum outro o Bloco de Leste socialista?". Para a criação desta reportagem em movimento, lançam mais questões ao leitor: "E vocês? Onde se encontram neste momento? Talvez numa das cidades da nossa viagem?"

A viagem passa por Kiev, Cracóvia, Praga, Viena, Zurique, Lyon, Marselha, Barcelona e Madrid, com chegada a Lisboa prevista para a manhã de dia 13 - nesse dia, já com uma apresentação no Instituto Goethe (Campo Mártires da Pátria), onde os jornalistas vão poder conhecer "gentes e lugares lisboetas que possam contrariar (ou talvez confirmar?) alguns estereótipos e preconceitos que circulam no senso comum alemão e italiano", segundo confirma a organização.

No caso português, dá-se logo os exemplos do país dos "três efes": "Fátima, Fado, Futebol" ou "que as mulheres portuguesas têm bigode", além da expressão italiana "fare il portoghese", usada no país quando alguém não paga uma conta ou o bilhete de transporte.

Blogue Moskau - Lisboa

--%>