A Rota das Estrelas reúne vários chefes distinguidos com estrelas Michelin com o objectivo de promover o que de "melhor se faz em Portugal", num roteiro com seis paragens marcadas até Novembro. A primeira etapa foi no Funchal. Daqui a um mês o roteiro é retomado, desta feita em terras algarvias, entre 28 e 29 de Maio. Segue depois por Coimbra, Amarante e volta ao Algarve, terminando em Cascais, no dia 19 de Novembro.
Em cada encontro, uma equipa de chefs prepara "um menu de degustação que incorpora alguns dos pratos distinguidos no famoso guia, indo ainda ao encontro da riqueza de paladares e produtos de cada Região", como explica a organização do evento.
O anfitrião do festival na Madeira foi Benoît Shinton, chefe no hotel The Cliff Bay, que defende que a ilha portuguesa já produz boa comida, "tanto a nível de legumes e fruta, produtos do mar e mesmo alguma carne", que podem ser utilizados na alta cozinha. A Madeira iniciou o festival com três jantares (esgotados) e um menu de degustação em equipa, com os chefes convidados: Dieter Koschina, do hotel algarvio Vila Joya (duas estrelas); Michel Roth, do Ritz de Paris (duas estrelas) e Diego Guerrero, do restaurante madrileno El Club Allard (uma estrela).