A Festa da Flor é considerada um dos principais cartazes turísticos da ilha e este ano decorre entre 7 e 8 de Maio, no Funchal. Tem como principais pontos altos a construção do simbólico muro da esperança por crianças e o cortejo alegórico que enche as ruas da capital madeirense.
Os números previstos mostram que o "turismo está na retoma que todos desejavam ver e veio recolocar a Madeira na situação antes da crise económica e, sobretudo, do temporal de 20 de Fevereiro", explicou a responsável, Conceição Estudante, à Lusa.
A festa celebra "a Primavera e o exuberante florescer típico da época". Um "show" "tanto a nível visual como do olfacto", em 2011 sob o tema "A flor que eu escolhi". O ponto alto é o Cortejo Alegórico da Flor, no dia 8 de Maio às 16h00, com vários grupos e mais de um milhar de figurantes em trajes alusivos à flor a percorrerem a cidade acompanhados de carros alegóricos. Sábado, dia 7, milhares de crianças participam no Cortejo Infantil.
Já a partir do dia 5 de Maio, a placa central da Avenida Arriaga acolhe o Mercado das Flores e há ainda a Exposição da Flor, até ao dia 10 de Maio, no Largo da Restauração. O programa inclui, entre outros, tapetes florais ou animação por grupos folclóricos e etnográficos.