Fugas - notícias

Paulo Pimenta

Rota das Carmelitas já liga Coimbra a Fátima

Por Fugas (com Lusa)

Os peregrinos já podem utilizar a nova rota de 111km que liga o Convento do Carmelo, em Coimbra, ao santuário da Cova da Iria: "Caminhos de Fátima - Rota de Peregrinação das Carmelitas de Fátima".

A "georreferenciação do traçado já possibilita a sua utilização como percurso de peregrinação", explica a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) em comunicado. Contudo, falta agora a segunda fase do projecto que "passará pela concretização no terreno das intervenções que assegurarão uma adequada e completa estruturação da Rota".

As infra-estruturas necessárias poderão estar operacionais daqui a um ano, segundo previsões do presidente da CCDRC, Alfredo Marques, e englobam a sinalização, qualificação e segurança da rota, assim como a colocação de placas informativas sobre locais a visitar, alojamento, alimentação, postos de saúde, farmácias, lojas e vias alternativas.

O projecto "Caminhos de Fátima - Rota de Peregrinação das Carmelitas de Fátima" tenta juntar o útil ao agradável, procurando "oferecer melhores condições de segurança e orientação aos peregrinos e, ao mesmo tempo, valorizar e dar a conhecer o interior da região atravessada pela rota", segundo explicou o responsável à Lusa.

Pretende ainda ser "um elemento diferenciador das habituais rotas de peregrinação, atraindo novos públicos, nomeadamente pela sua articulação com o Caminho Português de Santiago de Compostela, dado que partilham o mesmo percurso mas em sentido inverso".

A Rota das Carmelitas "faz a ligação da morada da irmã Lúcia ao local das aparições que a pastorinha vivenciou" e partilha o mesmo percurso do Caminho Português de Santiago de Compostela, mas em sentido inverso.

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Nova rota para peregrinos vai ligar Convento do Carmelo a Fátima  (Público - 7.05.2010)

--%>