Fugas - notícias

Brasil aproveita animação de "Rio" para voar mais alto no turismo

Por Mara Gonçalves

O filme de animação "Rio" é um êxito mundial e lidera as listas dos mais vistos. O Turismo do Brasil aproveita o voo para promover o país e o destino carioca. Por coincidência, em Portugal, o Rio pode também agora ser visto nos cinemas em duas versões mais violentas: "Tropa de Elite 2" e "Velocidade Furiosa 5: Assalto no Rio".
O Brasil, mais que cenário, é, praticamente, uma das personagens centrais de "Rio", filme de animação em 3D, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, em exibição nas salas nacionais. Há praias emaranhadas de gente, florestas verdejantes, araras, catatuas, tucanos e macacos. Tem o Cristo Redentor, o menino da favela, até o Carnaval e o samba. Com tantos símbolos brasileiros em destaque no filme, o Instituto de Turismo do Brasil (Embratur) aproveita a onda para promover o país enquanto destino turístico.

Um vídeo promocional intitulado "O Brasil te chama. Celebre a vida aqui" será exibido nas salas de cinema de dez países (Portugal incluído) antes de o filme começar. "É muito importante aproveitar esta visibilidade para promover a nossa diversidade", considerou o presidente da Embratur, Mário Moysés, em comunicado.

"Rio" é líder nas bilheteiras mundiais. Por cá, a produção (dos mesmos criadores d" A Idade do Gelo) já ultrapassa os 322 mil espectadores (dados de 4 de Maio), e é já o terceiro filme mais visto de 2011 (a seguir a "O Turista" e "Discurso do Rei").

Desde dia 14 de Abril nos cinemas lusos, pode ser visto em duas versões: a original, protagonizada por Jesse Eisenberg e Anne Hathaway, e a dobrada, com Jorge Paupério, Luciano Amarelo, Nicolau Pais, Pedro Frias e Rui Oliveira. 

Outro Rio de Janeiro, sob matizes mais fortes de violência (que, de um modo menos duro, também se encontra no filme de animação), pode ser visto em "Tropa de Elite 2" e "Velocidade Furiosa 5"

--%>