Fugas - notícias

Para o guia de viagens a Expo 98 acordou Lisboa e impulsionou a renovação cool

Para o guia de viagens a Expo 98 acordou Lisboa e impulsionou a renovação cool Jonatas Luzia

Lisboa em 15 tops do UCityGuides. Será Lisboa a "nova capital europeia do cool"?

Por Mara Gonçalves

As atracções de Portugal continuam nos tops do mundo, mas batem recordes num guia de viagens online, o UCityGuides. São 25 listas e Lisboa está em 15 incluindo ex-líbris como a praia do Tomariz e Baixa de Lisboa ou mesmo o alfacinha cemitério dos Prazeres. Será então Lisboa a "nova capital europeia do cool"? Já o Café Majestic do Porto é considerado o 6.º mais bonito do mundo.

Lisboa é a cidade a não perder na próxima década (à frente de Nova Iorque e Rio de Janeiro, por exemplo), e a que, segundo o UCityGuides, é a mais pitoresca e com mais alma. Mas as referências não se ficam por aí. Para o guia é ainda uma das cidades mais bonitas, românticas, descontraídas, com uma arquitectura única e um toque de exótico. Traz ainda a vantagem de ser perto da praia e o terceiro melhor destino para beber. A praia do Tamariz e a baixa alfacinha (em concurso para as sete maravilhas urbanas do mundo, segundo os leitores do site) entram ainda em tops e nem o cemitério dos Prazes foi esquecido (nomeado nono cemitério mais assustador e famoso do mundo).

Será então Lisboa "a nova capital europeia do cool"? A pergunta é lançada na página dedicada à descrição da cidade. Para o UCityGuides as palavras "novo" e "cool" não têm estado associadas à capital portuguesa desde o tempo dos Descobrimentos, mas a Expo'98 foi como o "beijo que acordou" a bela adormecida. Depois da feira mundial, argumenta o guia, ficou um "novo bairro de arquitectura futurista", novos bares, restaurantes, hotéis. Vários "hostels abriram em edifícios antigos renovados" e a cultura teve um novo impulso com a criação de museus. Tudo isso sem pôr em causa a "vista deslumbrante das colinas", que tornam Lisboa "a cidade europeia mais pitoresca", segundo o site de viagens.

Eis as nomeações e posições de Lisboa nos tops do UCityGuides:

O melhor das viagens urbanas
Lisboa está presente nas categorias: cidades românticas, para beber, descontraídas, com praia por perto, arquitectura única, com um toque de exótico, cidades com alma, pitorescas, para turistas "gay".

Top 10 dos destinos citadinos para a próxima década
1. Lisboa

Top 10 das cidades mais bonitas do mundo
4. Lisboa

Top 10 das cidades mais românticas do mundo
6. Lisboa

Top 10 dos cemitérios mais assustadores e famosos do mundo
9. Cemitério dos Prazeres, Lisboa

Top 10 cidades obrigatórias ("must-see") para viajantes cosmopolitas
9. Lisboa

As sete melhores praias urbanas do mundo
7. Tamariz, Lisboa

Porto

Top 10 dos cafés mais bonitos do mundo
6. Café Majestic, Porto

--%>