Fugas - notícias

A pianista em plena actuação súbita em frente à estação do Rossio da CP em Lisboa

A pianista em plena actuação súbita em frente à estação do Rossio da CP em Lisboa Luís J. Santos

Um piano a viajar pela ruas da Europa e agora a tocar por Portugal

Por Carla B. Ribeiro

Um par de artistas, um piano, uma odisseia pela Europa: há mais de um ano que Guillemette Dufouleur e Christophe Clavet pedalam pelo continente, param onde lhes apetece, sacam de um verdadeiro piano e começam a tocar. Sempre em locais inesperados. Agora, andam por Portugal e há dias até foram vistos pelo Rossio.

Está em Portugal, e mais precisamente em Lisboa, o mais musical de todos os viajantes. Um piano que se encontra num périplo pela Europa à boleia de dois franceses, a pianista Guillemette Dufouleur e o fotógrafo Christophe Clavet, ambos nos vintes, que partiram de Annecy, Alta Sabóia, em Março do ano passado, numa viagem financiada em parte pela União Europeia e patrocinada pela Câmara de Paris. Até agora, esta equipa já passou por países como a Itália, Grécia, Bulgária, Roménia, Hungria, Eslováquia, Áustria, Eslovénia e Marrocos, antes de chegarem à Península Ibérica.

Os dois viajam em bicicletas eléctricas, cujas baterias se alimentam também de energia solar - uma das bicicletas assemelha-se a um triciclo, arrastando um reboque onde viaja o instrumento, um Rippen de 170kg. A Portugal, chegaram em Janeiro, tendo permanecido numa residência artística na aldeia histórica de Monsanto, a convite da Câmara de Idanha-a-Nova. Isto porque, mais que a paixão por pedalar, move-os a paixão pela música e, a qualquer altura da viagem, podem decidir dedilhar notas musicais nos mais improváveis cenários.

Por isso, não será de estranhar, por estes dias, encontrar os dois em verdadeiros concertos ao ar livre por qualquer artéria ou praça lisboeta - no 25 de Abril, por exemplo, terminada a parada, aterraram subitamente frente à Estação da CP no Rossio, montaram o seu piano viajante e começaram uma batalha musical com os automóveis, sob uma chuva de aplausos e até a oferta de um vermelho e temperado cravo.

Para os encontrar mais facilmente, pode-se tentar descobrir o que andam a planear no site oficial.

Piano Trip

--%>