Esta não é a primeira vez que o Solar Impulse voa — a sua estreia deu-se em 2009, quando voou por apenas 30 segundos e a sua primeira experiência a sério deu-se em Julho de 2010, quando conseguiu provar ser capaz de armazenar energia suficiente para voar pela noite fora. Mas agora há outro desafio: entrar na rota dos aviões comerciais, estando prevista a passagem pelos céus franceses e luxemburgueses antes de entrar na Bélgica. Para que tal fosse possível, o projecto teve que ter a autorização de várias entidades, além da ajuda de especialistas de várias áreas. A aterragem está prevista para cerca das 20h40 em Bruxelas.
O Solar Impulse, com uma envergadura de 63,4m, um comprimento de 21,85m e uma altura de 6,4m, está a ser pilotado por André Borschberg e a previsão aponta para que se mantenha a uma altitude de 3600m (embora possa atingir os 8500m).
O voo pode ser acompanhado em directo em www.solarimpulse.com, onde é possível saber qual a posição actual do aparelho, a que velocidade viaja, qual a sua altitude e até quanta energia as sua células solares estão a gerar. No entanto, o site tem estado em baixo.