Fugas - notícias

António Carrapato

Mértola inaugura Hotel Museu

Por Mara Gonçalves

Ainda sem museu ou piscina, mas já lotado, abriu hoje o Hotel Museu de Mértola, em sintonia com o arranque do 6º Festival Islâmico. Na recepção do novo hotel alentejano abrirá em breve um museu, onde estarão expostos alguns tesouros islâmicos e romanos, tornando-o "único em Portugal".

Mértola celebra o Festival Islâmico e torna-se um souk marroquino

Era para ser um hotel "normal", mas quando começou a ser construído foram encontrados vários vestígios de tempos idos. "Na zona onde está o hotel existia um bairro islâmico e por baixo deste um armazém romano", explica Vergílio Lopes, responsável pelo museu do hotel e investigador do Campo Arqueológico de Mértola. "A ideia é contar um bocadinho da história do que se passou ali".

Para isso, os proprietários decidiram abrir um museu junto à recepção, com uma área de cerca de 100m², onde será exposto um espólio "representativo do trabalho arqueológico ali desenvolvido", que contará com peças "bastante raras" e que, segundo Virgílio Lopes, nunca tinham sido encontradas na vila. Entre eles está um antigo compasso de metal, diversas cerâmicas e uma pedra com uma representação de "dois barquinhos, que nos dá que pensar".

Ainda em fase de selecção e estudo das peças, o museu só tem abertura prevista para final de Setembro, de forma a coincidir com outras iniciativas pensadas para a vila, e já com um catálogo e "uma série de informações que complementem a visita". Em princípio, a juntar às peças, estarão expostas ainda fotografias das escavações que ali tiveram lugar, assim como dos vestígios que foram sendo encontrados.

O hotel de três estrelas tem 25 quartos, onde se incluem três triplos e uma suite, "60 por cento deles com vista sobre o rio guadiana", garante a proprietária, Paula Palma. O estabelecimento não tem restaurante e a piscina só estará pronta "daqui a um mês". O estacionamento será partilhado com a Residencial Beira Rio, estabelicimento dos mesmo proprietários do novo hotel e situada ao lado do mesmo. Os preços vão dos 60€ aos 80€ e o serviço inclui pequeno-almoço.

Mértola é considerada uma "vila-museu", com o seu castelo medieval e diversos vestígios romanos, visigóticos e islâmicos, sendo que, neste caso, possui uma "melhores colecções portuguesas de arte islâmica", segundo a Câmara Municipal.

Hotel Museu/Residencial Beira Rio
Rua Dr. Afonso Costa nº108
7750-352 Mértola
Tel.: 286 611 190

--%>