Fugas - notícias

No Facebook, já são mais de 300 mil a Descobrir Portugal

Por Luís J. Santos

O grupo Descobrir Portugal, na rede social Facebook, já ultrapassou os 300 mil membros e não pára de crescer, tornando-se uma das páginas lusas com maior número de seguidores. O objetivo do grupo: partilhar imagens e o melhor do país.

Este mês, o grupo Descobrir Portugal (DP), não só ultrapassou a fasquia dos 300 mil, como, há momentos, já ia em mais de 311 mil. Segundo o FbRank, "ranking de páginas portuguesas no Facebook", ocupa o 12.º posto no top luso daquela rede social.

O grupo dedica-se a trocar fotos e ideias sobre o melhor do país e, em Dezembro, somava já 250 mil utilizadores, além de dezenas de milhares de fotos partilhadas. 

O DP foi criado no Facebook nos finais de Agosto de 2009, sendo impulsionado pelo jornalista Rui Dias José, já com muitos anos de dedicação aos passeios e descobertas pelo país, editor da revista "Epicur" e criador de projectos como Café Portugal, dedicado também a redescobrir o país real, incluindo com passeios colectivos de jornalistas.

A propósito da ideia de criar o DP, Dias José sublinhou, na altura, à Fugas, que tanto gestores como participantes do grupo estão envolvidos no projecto "sem outro interesse que não seja o de contar Portugal": "Não fazemos concursos nem damos brindes. Dependemos da vontade e empenhamento dos membros do grupo". A página aborda o "melhor do país" e vai publicando informações, notícias e dicas sobre passeios (temas-chave: "desenvolvimento regional, sustentabilidade, mundo rural, património, cultura popular, música étnica, artes tradicionais, turismo, passeio, gastronomia, vinho, paisagem"...). 

Dias José contava-nos que quer "aproveitar a experiência dessas aventuras de ‘expedição' ao país que se faz e se constrói longe do asfalto das auto-estradas" para "desafiar os participantes do DP a percorrerem as rotas que já foram destino de viagem dos profissionais da comunicação social".

Descobrir Portugal no Facebook

--%>