Fugas - notícias

O bebé orangotango com a mãe§ Janina

O bebé orangotango com a mãe§ Janina DR

Bebé orangotango já pode ser espreitado no Zoo de Lisboa

Por Fugas

Há nova atracção no Jardim Zoológico de Lisboa. Desta vez, trata-se de um pequeno orangotango-de-sumatra bebé de sexo ainda desconhecido.

O pequeno primata nasceu por cá mas a sua ascendência é muito internacional: a mãe, Janina, de 17 anos, nasceu na Alemanha e o pai, Ziki, de 13 anos, nasceu na República Checa.

A cria nasceu a 25 de Abril e veio, segundo o parque, “reforçar o empenho do Jardim Zoológico na campanha Um Último Grito pelos Primatas!, promovida no âmbito da EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários), que pretende sensibilizar para o risco de extinção dos hominóides e angariar fundos para a conservação e protecção destas espécies”.

Os orangotangos-de-sumatra são originários da ilha de Sumatra, na Indonésia, onde vivem em florestas húmidas. Estes animais fazem parte das listas vermelhas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como uma espécie em estado crítico. Em idade adulta, os machos podem atingir 1,40m de altura e chegam a pesar 90 quilos; as fêmeas atingem os 90cm e podem pesar 45 quilos.

--%>