Fugas - notícias

DR

Há (muita) festa na Baixa do Porto

Por Daniela Soares

São 238 eventos com 124 parceiros em quatro dias de cultura transversal no centro do Porto. Música, cinema, fotografia, exposições... há espaço para quase tudo. A 6.ª edição da Festa na Baixa (FNB) decorre de 25 a 28 de Maio, com um conjunto de iniciativas culturais em vários pontos da cidade.

O evento arranca na quarta-feira com o tradicional concerto do Quinteto de Cordas da Orquestra do Norte, no átrio da Câmara do Porto, e encerra, no sábado, na Cooperativa Árvore, com a performanceMorfometose#1, um projecto que explora as relações entre o som e a imagem.

Mais de uma centena de entidades adere à FNB cada ano, contribuindo na sua especificidade para o programa: desde a bebida no bar, à extensão do horário de abertura ou à cedência de espaços. São 238 eventos e 124 parceiros, numa média de 40 eventos por dia.

Este ano, a festa alarga-se às ruas Miguel Bombarda e do Rosário, onde vão passar tertúlias de moda, rock português, blues e jazz, exposições e outros projectos inovadores. Também a Fundação de Serralves não quis deixar passar a oportunidade e juntou-se à FNB, através da promoção de passeios na Baixa e do Serralves em Festa, no próximo fim-de-semana.

Os eventos pretendem tornar a cultura acessível a todos e, por isso, "nenhum dos nossos eventos é pago", disse Oliveira Fernandes, responsável pelo núcleo do Porto do Centro Nacional de Cultura (CNC), que organiza o evento. Contudo, existem algumas actividades com entradas pagas, como os espectáculos no Teatro de São João, que têm desconto nesses dias se for apresentada a agenda da FNB. "Pode ser que tenham um copo ou um pastel oferecido. São gestos de celebração", revelou o responsável. Durante os quatro dias da iniciativa, o centro comercial Via Catarina assegura, a partir das 19h00, o parqueamento grátis.

MAIS

CNC

PÚBLICO (Disponível a assinantes)

--%>