Fugas - notícias

Miguel Madeira

Arqueologia espacial descobre pirâmides desaparecidas no Egipto

Por Público

Indiana Jones à procura de tesouros perdidos? Não, esse "é o método antigo". Um trabalho pioneiro de arqueologia espacial acaba de descobrir 17 pirâmides que estavam desaparecidas e três mil infra-estruturas sob o solo, com recurso a imagens de satélite do Egipto.

"Indiana Jones é o método antigo. Ultrapassámos Indy, desculpa Harrison Ford", disse Sarah Parcak, do laboratório de Birmingham, Alabama, especializada em arqueologia espacial, à BBC. "O momento alto foi quando pude, finalmente, ver o conjunto de tudo o que encontrámos. Nem queria acreditar que localizámos tantos sítios em todo o Egipto".

A investigação, apoiada pela NASA, analisou as imagens obtidas por satélites a 700 quilómetros da Terra, equipados com câmaras de infra-vermelhos capazes de detectar objectos com menos de um metro de diâmetro na superfície terrestre.

Depois de localizar os locais, a equipa começou as escavações e já está confirmada a descoberta de duas pirâmides na região de Saqqara. Segundo a BBC, as autoridades egípcias pretendem utilizar esta tecnologia para ajudar a proteger o seu património.

PÚBLICO

--%>