Fugas - notícias

Nuno Ferreira Santos

Lisboa pedala mais chique este sábado

Por Fugas (com Público)

O Lisbon Cycle Chic chega este sábado às ruas da capital. O evento, que pela primeira vez se realiza em Lisboa, pretende mostrar aos alfacinhas que a bicicleta, para além de ser um meio de transporte sustentável, também consegue pode ser chique. O convite é para pedalar pelo centro da cidade.

O encontro está marcado para o Campo Pequeno, às 15h30, para um passeio de cerca de uma hora e meia pelas Avenidas Novas de Lisboa, num "ritmo descontraído". As únicas exigências são realizar a inscrição (obrigatória para participar no evento) e ter bicicleta (também pode alugar uma no local por 5€), não sendo necessário mais nenhum tipo de equipamento de "ciclismo".

"Queremos mostrar que andar de bicicleta é uma mais-valia para os cidadãos e para a cidade, mas também acabar com a ideia de que para andar de bicicleta as pessoas têm de estar equipadas e vestidas para tal", refere Miguel Barroso, da organização.

Substituir as sapatilhas e o fato de treino por uma roupa mais casual é uma das propostas do conceito, que nasceu em Copenhaga, capital dinamarquesa, em 2007. Desde então, as bicicletas já passearam elegantemente por Nova Iorque, Barcelona, Londres, Paris, Berlim, México, Sidney, Vancouver, Dublin e diversas outras cidades do mundo.

Em Portugal, decorreu pela primeira vez no Porto, a 9 de Abril (Oporto Cycle Chic) e no Algarve já há movimentações (e blogue).

Lisbon Cycle Chic 

PÚBLICO (Disponível a assinantes)

--%>