Os festejos dos santos populares ocorrem um pouco por todo o país e, em particular, nas grandes metrópoles de Lisboa e Porto. Manda a tradição que se comam sardinhas, bem gordas e suculentas, acompanhadas com pão de trigo ou broa e uma salada a condizer. Este ano, o auge do sabor deste peixe tão popular está um pouco mais atrasado do que é habitual, o que será devido à temperatura do Oceano Atlântico, mas, diz quem sabe, que estarão no ponto até ao fim deste mês.
República Checa
Quando se fala em República Checa, vem logo à ideia Praga, cidade que é quase um sinónimo do próprio país. Uma visita imperdível e altamente compensadora. Mas, nesta nação com vários exemplos de património classificado pela UNESCO, há outras urbes, com nome mais ou menos difícil de pronunciar pelos portugueses, que vale a pena visitar. Foi isso que fez Luísa Pinto, num périplo em que viu tantas coisas bonitas que não o irá esquecer nos próximos anos.
Música em viagem
É quase uma "viagem mais louca do mundo", mas com propósitos nobres e que poucos deixarão de apreciar: um jovem casal francês está a percorrer a Europa (com uma saltada a Marrocos pelo meio), de bicicleta, e transportando um pesado piano (!). Param aqui e ali e, simplesmente, tocam vários géneros de música para deleite de quem os quiser ouvir. Um projecto inesperado em tempos de austeridade, mas que ainda é possível realizar graças a variados apoios.
Em Família
realizar um passeio nocturno, num parque biológico, para observar pirilampos. Sim, compreendemos, é muita emoção para ficar contida. Por isso, o início desta "expedição" é caracterizada por uma grande algazarra dos miúdos em pulgas para que a aventura comece. Se ficou interessado, o melhor é apressar a inscrição e, se ainda houver lugar, e planear uma deslocação a Vila Nova de Gaia.
Um hotel auto-sustentável
À partida, Oliveira de Azeméis não é um lugar conhecido pelos seus atractivos turísticos. Há percepções assim, tão profundamente enraizadas que é difícil acreditar no seu contrário. Mas este, às vezes, existe. O Eco-hotel de Palmaz vale, só por si e pela paisagem envolvente, uma visita a Oliveira de Azeméis. E, como se não bastasse, segue as mais recentes tendências de respeito pelo meio ambiente, produzindo a energia de que necessita.
Motores
No segmento dos automóveis utilitários, há quem não considere imprescindível possuir um motor diesel, como a Mitsubishi (Colt) ou a Honda (Jazz). No entanto, a Chevrolet não pensa assim e dotou o novo Aveo com um propulsor que gasta gasóleo. Todos procuram consumos mais baixos e outro bom exemplo dessa demanda é a Mazda, com o seu programa Skyactiv. Também a nova Peugeot 508 SW e-HDi, que esta semana testamos, foi pensada para gastar o menos carburante possível.
[Revista Fugas já nas bancas, com o jornal PÚBLICO de 11 de Junho]
#Na próxima semana
Aproveitando a abertura de uma nova rota da Ryanair, a partir do Porto, Abel Coentrão e o fotojornalista Pedro Cunha aterraram em La Rochelle, cidade da costa atlântica francesa que vive, hoje como ontem, de uma intensa relação com o mar. Uma viagem com passagem pela bucólica Ilha de Ré e pela Veneza Verde, como ali chamam às centenas de quilómetros de canais do Marais Poitevin, e uma curta, mas obviamente intensa, visita a Cognac, o berço de uma bebida lendária.