Fugas - notícias

México combate violência com turismo

Por Carla B. Ribeiro

A imagem de violência associada à região de Chihuahua, no México, poderá ter os dias contados depois de as autoridades terem anunciado um investimento de 80 milhões de dólares (cerca de 54,5 milhões de euros) para fomentar o turismo em Barrancas del Cobre, um labirinto de desfiladeiros, distribuídos por mais de 60 mil quilómetros quadrados.

As melhorias nesta região vão começar pela construção de um novo aeroporto internacional, a 40 km de Barrancas. Segue-se a instalação de um teleférico de três quilómetros (a juntar-se ao terceiro mais longo do mundo, de 2750 m, a operar desde 2010) para unir as cascatas de Piedra Volada e Basaseachi, e um comboio turístico na linha que liga Chihuahua à costa do Pacífico.

As novidades surgem quando o México vive o Ano do Turismo, decretado pelo Presidente Felipe Calderón Hinojosa, com o objectivo de “alinhar todos os sectores relacionados com aquela actividade para concretizarem acções que façam com que mais turistas considerem o México um destino de viagem”.

À agência EFE, o secretário de Desenvolvimento Comercial e Turístico de Chihuahua, Héctor Valles, adiantou que o propósito do investimento em Chihuahua consiste em passar dos actuais 350 mil visitantes para um milhão em cinco anos.

O estado mexicano de Chihuahua, que faz fronteira a norte e nordeste com os EUA, apresenta a taxa mais elevada de homicídios do continente americano, com 134 por cada cem mil habitantes, além de ser palco frequente de confrontos entre poderosos cartéis de droga. No entanto, a região oferece, além de soberbas paisagens naturais, uma vasta herança colonial, presente em vários apontamentos arquitectónicos, além de todo um imaginário relacionado com a figura de Pancho Villa, o mexicano revolucionário do início do século XX.

www.visitmexico.com | Portal do Estado de Chihuahua

--%>