Fugas - notícias

O monumento foi anunciado uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo há quatro anos

O monumento foi anunciado uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo há quatro anos Pilar Olivares/Reuters

Peru comemora hoje 100 anos de Machu Picchu

Por Fugas

O centenário da descoberta de Machu Picchu pelo explorador norte-americano Hiram Bingham III (1875-1956) é assinalado este ano e o Peru estará em festa ao longo de 2011, com o ponto alto das comemorações a decorrer hoje, assinalando também o momento em que o monumento foi anunciado como uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo, há quatro anos.
O espectáculo de celebração será transmitido por diversos canais de televisão internacionais — o presidente da Câmara Nacional do Turismo, Carlos Canales, disse mesmo, citado por um jornal peruano, esperar uma audiência superior a 500 milhões —, sendo ainda possível seguir o evento pela internet.
 
A abertura do espectáculo estará a cargo do Nobel da Literatura Mario Vargas Llosa, à qual se seguirá um festim de luz e cor. Já o alinhamento musical prevê actuações de Bono, Sting e Paul McCartney.
 
Mas, mesmo longe, há forma de participar na festa: a agência para o turismo peruano lançou o desafio “Eu estive em Machu Picchu”, que apela os viajantes a partilharem imagens do célebre santuário.
 
--%>